Programa para reinserção social de AL será referência para Prefeitura do Recife
Equipe da Secretaria de Política sobre Drogas da capital pernambucana veio conhecer de perto, nesta quarta-feira (7), as ações feitas pela Seprev nesta área
quinta, 08 de agosto de 2019 às 00h00
218
Texto de Géssika Costa
Fotos de Dyego Duarte
O trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), vem servindo de referência para outras secretarias de gestões estaduais e municipais do Brasil no que diz respeito à política sobre drogas. A prova disto é a frequente presença de representantes dos mais variados estados brasileiros visitarem os serviços prestados para acolhimento de dependentes químicos desenvolvidos pela Rede Acolhe.
Nesta quarta-feira (07) foi a vez de técnicos da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do município do Recife (Sepod/Recife) visitarem o Centro de Referência em Reinserção Social para Dependentes Químicos, coordenado pela Seprev e localizado na Avenida Tomás Espíndola, no bairro do Farol.
A equipe da Sepod já esteve em Alagoas no primeiro semestre deste ano para conhecer o funcionamento da Rede Acolhe. Desta vez, os gestores pernambucanos vieram entender como funciona o Centro de Reinserção Social, responsável pela capacitação das pessoas que passaram por tratamento contra dependência química numa das 35 comunidades terapêuticas credenciadas pela Rede Acolhe.
Acompanhando a visita dos gestores, o gerente de Reinserção Social da Seprev, Márcio Santos explicou que as ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas podem ser consideradas vanguardistas.
“O nosso ciclo inicia com os Anjos da Paz que acolhem as pessoas com dependência química, depois tem o tratamento na comunidade acolhedora e finaliza com o curso oferecido pelo Centro de Reinserção e com o acompanhamento pelos Agentes da Paz. Estamos na vanguarda porque não disponibilizamos apenas o tratamento como também buscamos diminuir os riscos do dependente ter recaída, a partir da capacitação e reinserção no mercado de trabalho e na sociedade”, argumentou Santos.
De acordo com o gerente de Reinserção Social e Produtiva da Sepod de Recife, Walter Calheiros, a visita tem o objetivo de conhecer as iniciativas locais e assim ajudar a construir e impulsionar o trabalho na gestão municipal recifense.
“Alagoas, sem dúvidas, saiu na frente na política de drogas tanto no acolhimento quanto na reinserção. Então, estamos aqui para saber justamente como funcionam essas práticas promovidas localmente para quem sabe aplicá-las na nossa cidade. Acredito que o que é bom precisa ser copiado e difundido para atender as pessoas que estão precisando,” ressaltou Walter.
Acompanharam a visita da delegação recifense em território alagoano, a coordenadora de capacitação profissional do Centro de Reinserção Social, Elisa Cristina, o psicólogo da Sepod/Recife Sandro Nascimento e a assistente social também da Prefeitura do Recife, Juliana Gouveia.