Prática de Xadrez contribui para o desenvolvimento escolar e socioeducação de adolescentes

Com aulas duas vezes na semana, socioeducandos desenvolveram técnicas e participaram do I Torneio de Xadrez Socioeducativo, na última sexta-feira (26)

segunda, 29 de julho de 2019 às 00h00

469

Texto e Fotos: Everton Dimoni

A última sexta-feira (26) foi de concentração e desafios para cerca de 20 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas. Eles participaram do 1º Torneio de Xadrez Socioeducativo, realizado em parceria com a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (FEXEAL), e mostraram que tem potencial para o esporte que muitas vezes é considerado de elite.

A competição é parte plano educacional da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), e tem contribuído comprovadamente para o desenvolvimento escolar e a aproximação social entre os jovens.

Quem levou a melhor e conquistou o primeiro lugar do torneio em uma final disputadíssima foi o socioeducando J.E.P, que tem 18 anos. Ele comemora e diz que o xadrez tem sido uma atividade importante no cumprimento da medida. “Cheguei concentrado e com foco na vitória, mas o principal do jogo é se divertir e pensar bem antes de fazer as jogadas. O xadrez é muito bacana, pois ajuda a ocupar a mente de forma saudável, principalmente nesse momento de privação de liberdade”, pontuou.

O presidente da FEXEAL e da Liga Brasileira de Xadrez, Jayme Miranda, explica que o jogo milenar é uma grande ferramenta pedagógica, utilizada em vários países para o desenvolvimento e a integração social de jovens e adolescentes. Ele destaca que o enxadrista, geralmente, tem uma disciplina maior e aprende a respeitar regras.

“No xadrez, a gente aprende muito sobre respeito e levamos esses ensinamentos para a vida toda, o que é de extrema importância para o sucesso da recuperação desses meninos. A FEXEAL fomenta o xadrez em todo o estado e apoia com muito prazer essa iniciativa da Secretaria, que está de parabéns”, comentou.

Todos os competidores são alunos da oficina de xadrez que acontece duas vezes por semana dentro das Unidades de Internação com o professor Paulo Madeiro, que há mais de um ano desenvolve esse trabalho voluntário aproveitando o contraturno escolar dos garotos. Na abertura do evento, Madeiro lembrou que, em 2018, a parceria entre Seprev e FEXEAL foi premiada como um dos melhores projetos pedagógicos do estado de Alagoas.

“Os nossos alunos já participaram de campeonatos alagoanos importantes, como o da Federação e da Liga Brasileira de Xadrez, e sempre estão se saindo bem. Um dos adolescentes da Unidade Kerigma, inclusive, venceu o Campeonato Alagoano Sub 18 e outros socioeducandos conquistaram medalhas de 2º e 3º lugar. Além disso, dois dos nossos alunos já fizeram o curso de instrutor de xadrez, receberam os certificados e estão aptos a multiplicar esse conhecimento”, ressaltou.

A titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, acompanhou o torneio e agradeceu a parceria com a sociedade civil, que tem dado sua importante contribuição para o desenvolvimento dos adolescentes. “É muito salutar ver adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas que estão entre os melhores atletas de xadrez do estado. Isso demonstra que estamos no caminho certo, o caminho da educação”, destacou a secretária.

O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva, explica que a prática do xadrez, “além de trabalhar as habilidades cognitivas, a concentração e o raciocínio lógico, tem ajudado os adolescentes nesse momento de privação de liberdade, quando o emocional muitas vezes fica fragilizado”. O esporte de mesa colabora também para a formação cidadã do socioeducando, tornando mais acessível a construção de uma nova mentalidade e de novas perspectivas para o futuro.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias