População do Jacintinho recebe orientações sobre a primeira infância
Ação foi realizada na Casa de Direitos, que recebeu, nesta terça-feira (24), atividades da primeira edição da Semana do Bebê de Maceió
sábado, 28 de novembro de 2015 às 00h00
281
A Casa de Direitos, vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), abriu as portas, nesta terça-feira (24), para receber atividades da primeira edição da Semana do Bebê de Maceió. Diversas secretarias estaduais e municipais se uniram para oferecer serviços à população como vacinação, educação ambiental e de trânsito, oficina de musicalização para bebês, além de palestras e sensibilização sobre vários temas.
O evento contou com uma palestra cuja temática abordou, entre outros assuntos, o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Alba Toledo, enfatizou a importância dessa ação, sobretudo durante o período de alta temporada no Nordeste quando aumenta o número de casos desta natureza.
“Estamos trabalhando firme no combate a essas práticas que tanto prejudicam nossas crianças. É importante esse trabalho de conscientização, porque a educação começa dentro de casa”, pontuou Alba Toledo.
O secretário-executivo de Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Cloves Benevides, destaca esta ação como parte do cronograma de integração das superintendências da secretaria.
“Estamos buscando fortalecer a prevenção à violência através da articulação das diversas estratégias já existentes, visando auxiliar ainda mais o estado no desafio de reduzir a violência e implantando um novo jeito de cuidar das pessoas”, enfatizou Benevides.
Psicólogos e assistentes sociais do programa Anjos da Paz, também da Seprev, aproveitaram a oportunidade para divulgar o trabalho da Rede Acolhe. Durante a palestra, os 'Anjos' orientaram a dona de casa Maria Cícera, que expôs a situação delicada pela qual está passando com o irmão que é dependente do álcool. “Meu irmão tem 36 anos, não tem mais condições de trabalhar, o álcool está acabando com ele”, lamentou.

Os Anjos da Paz informaram que pode ser acolhido tanto o dependente de álcool quanto o de outras drogas.
Não é a primeira vez que a Casa de Direitos disponibiliza sua estrutura para eventos voltados para a população. No mês passado, no Dia das Crianças, o público teve acesso aos direitos à saúde, educação, esporte e lazer.
“Aproveitamos para ouvir das pessoas quais as demandas de serviços necessários para atendê-las. A Casa tem esse aspecto flexível. Não há limitação no que diz respeito ao fornecimento de serviço à comunidade”, explicou o gerente de Programas de Acesso à Justiça e Cidadania, José Américo Dias.

Semana do Bebê
Definida como uma estratégia de mobilização social, a Semana do Bebê de Maceió está sendo realizada pela Prefeitura, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para fortalecer as ações que buscam a garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos.
“Essas ações integradas contribuem para uma criança feliz e, inclusive, para uma cultura de paz”, afirmou a secretária-adjunta do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió, Juliana Vergetti, que é uma das organizadoras da Semana.
O evento é realizado anualmente há 14 anos no Brasil e busca incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. Segundo o Unicef, neste ano, 599 cidades brasileiras realizarão a Semana. Em Maceió, a ação acontece até o dia 27 de novembro com uma programação que pode ser conferida no site www.maceio.al.gov.br.