Política de prevenção à violência é destaque durante audiência na ALE
Encontro tinha como foco refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade de Políticas Públicas”
segunda, 29 de abril de 2019 às 00h00
242
Texto de Géssika Costa
Fotos de Vítor Beltrão
A secretária de Estado de Prevenção a Violência, Esvalda Bittencourt, participou nesta segunda-feira (29) de uma audiência pública promovida na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), localizada no centro da capital alagoana.
A audiência, proposta pelo deputado estadual Dudu Ronalsa, discutiu a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema este ano “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema "Será libertado pelo direito e pela justiça".
Durante o evento, a titular da Seprev destacou que o Estado de Alagoas é pioneiro no Brasil a ter uma pasta destinada à prevenção à violência. “Agradeço, primeiramente, a oportunidade de estar aqui para ajudar na reflexão de um assunto tão importante e essencial para toda a sociedade. Dentro dessa perspectiva, é preciso também destacar que nós temos em Alagoas uma secretaria estadual de prevenção à violência, sendo o primeiro estado da federação a possuir uma pasta para tratar dessa problemática”, lembrou.
Bittencourt também destacou o pioneirismo do Governo do Estado no acolhimento voluntário ao dependente químico e nas ações integradas as outras Secretarias de Estado. “Temos hoje 35 comunidades acolhedoras que são acompanhadas e fiscalizadas pela nossa pasta. Além disso, trabalhamos em diversas frentes, seja na promoção da cidadania, na politica sobre drogas, na proteção da criança e do adolescente, nas medidas socioeducativas e também com a Ronda no Bairro, além da parceria feita com outros órgãos”, contou.
Participaram da audiência pública os deputados estaduais Silvio Camelo, Jó Pereira, Ângela Garrote, Flávia Cavalcante; o arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz; os representantes das dioceses de Penedo, Palmeira dos Índios, Palmares, Dom Valério Breda, Dom Manuel de Oliveira, Dom Genival, respectivamente; do vereador da Câmara Municipal de Maceió, Samyr Malta, além do representante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) Alberto Maia e dos gestores de comunidades acolhedoras.