REFERÊNCIA

Oficial da PMDF afirma que Ronda no Bairro é modelo a ser seguido

Em Alagoas, onde participou de cursos de capacitação ao longo da semana, militar disse que a ideia é implantar programa semelhante em Brasília

Luciano Milano

sexta, 27 de outubro de 2023 às 13h40

307

Victor Lopes

Texto de Luciano Milano

Fotos de Victor Lopes

Os agentes de proximidade do Ronda no Bairro receberam, na manhã desta sexta-feira (27), a visita do coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, tenente-coronel Isângelo Senna. Em conversa com a tropa no pátio externo da base, no Poço, o militar elogiou o trabalho desenvolvido em Alagoas e disse que veio trocar experiências com o Governo do Estado e deixa Alagoas com o exemplo exitoso da atuação do Ronda no Bairro em Maceió.

“No Distrito Federal, não saio às ruas com celular à mão. Aqui, na Pajuçara, onde estou hospedado, pude ver a população interagindo, utilizando seus celulares, usufruindo das belezas naturais do local porque eles contam com as guarnições do Ronda no Bairro nos espaços públicos, e isso dá muita segurança. E essa sensação foi a que eu também senti ao ver vocês no patrulhamento. Dessa forma, levo para o Distrito Federal o exemplo exitoso do Ronda para que possamos estudar e, quem sabe, implantá-lo também lá”, declarou o tenente-coronel.

Na conversa com os agentes de proximidade, o oficial também enfatizou aspectos públicos e sociais da Segurança Pública no DF que respaldariam a criação de um programa semelhante ao Ronda no Bairro, em Brasília.

“Lá, possuímos a Sol Nascente, a maior favela da América Latina, e a Região Administrativa da Ceilândia, não possuímos prefeituras como aqui. O Ronda no Bairro é um programa que conta também com serviço social e psicológico, características de Segurança Pública cidadã. Por tudo isso, Alagoas e o programa Ronda no Bairro estão de parabéns pelo serviço que prestam à sociedade”, declarou o tenente-coronel, que é militar há 43 anos.

Outra perspectiva apontada como relevante para que o governo do Distrito Federal crie um programa semelhante ao Ronda é o número de policiais inativos, na reserva, em Brasília.

“Possuímos na Capital federal uma população de 2 milhões de pessoas. São 10 mil policiais na ativa e uma quantidade maior que está na reserva. Dessa forma, avalio a experiência do Ronda como um atrativo para nossos veteranos”, finalizou o oficial.

O tenente-coronel está em Alagoas, onde participou, ao longo da semana, de uma série de cursos de capacitação em Segurança Pública, em parceria do Governo do Estado, através do Programa Vida Nova nas Grotas, SSP/AL e a ONU Habitat.

EXCELÊNCIA - Representando o superintendente do Ronda no Bairro, Cel Cícero Silva, o tenente Mércio Alberto, coordenador operacional do RB, recepcionou o oficial e agradeceu a visita do colega militar.

“Ouvir elogios como os feitos aqui pelo tenente-coronel Isângelo Senna é muito bom, mas só reforça nosso compromisso com a excelência do serviço que prestamos em nossos territórios de atuação. A redução dos índices de violência é resultado da dedicação de nossos agentes nas ruas e, sobretudo, das condições e apoio que nos são dados pelo governador Paulo Dantas e pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da qual somos uma das superintendências”, disse o tenente Mércio Alberto.

Implantado há cinco anos, o Ronda no Bairro tem sido apontado como “case” de sucesso e referência de abordagem policial e social humanizada por diversas instituições país afora. O Ronda tem como principal meta promover segurança de proximidade e prevenção à violência com suas ações de patrulhamento e atuação da Equipe Social.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias