CIDADANIA

Núcleos de Atendimento à Pessoa Idosa registram mais de 500 atendimentos

Os serviços são oferecidos nas Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca

Everton Dimoni

terça, 22 de fevereiro de 2022 às 11h20

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Texto de Everton Dimoni

A elevação da expectativa de vida no Brasil tem reforçado a necessidade de serviços de atenção ao público com 60 anos ou mais. Em Alagoas, serviços orientados a pessoas nessa faixa etária foram implementados com sucesso pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) por meio dos Núcleos de Atendimento à Pessoa Idosa – NAPI, que funcionam nas Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca.

Os núcleos iniciaram as atividades em outubro de 2021 e, juntos, já registraram mais de 500 atendimentos a idosos que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. As ocorrências mais frequentes foram de violência psicológica, patrimonial e física, e a Seprev tem trabalhado junto à rede de proteção à pessoa idosa para reduzir esses índices.

Segundo a assistente administrativa do NAPI Maceió, Karoline Moura, o equipamento tem como diferenciais a assistência jurídica no contato direto com os órgãos do judiciário de Alagoas e o acompanhamento psicológico contínuo sempre que necessário.

“Temos uma escuta sensível através de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área de psicologia, serviço social e direito que analisam a situação do idoso e buscam a melhor intervenção para cada caso. Havendo necessidade, a demanda é encaminhada para os demais órgãos da rede de proteção à pessoa idosa”, explica Karoline.

Em Arapiraca, o NAPI compreende 14 municípios da região Agreste e até o momento já atendeu idosos oriundos de Taquarana, Igaci, São Sebastião e São Miguel dos Campos, além de Arapiraca, que concentra o maior número de denúncias.

Priscila Araújo, coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, destaca que 77% das demandas do Agreste foram espontâneas, ou seja, idosos que procuraram o serviço voluntariamente ou denúncias encaminhadas por pessoas próximas à vítima, enquanto 23% dos casos foram envios provenientes dos órgãos de proteção.

“Nossa equipe acolhe essa demanda inicial, identifica quais são as necessidades do idoso e avalia as condições de possível vulnerabilidade social. Caso seja necessário, o jurídico aciona os órgãos de garantia de direitos para ingressar com o pedido de medida protetiva, curatela, institucionalização, entre outros. Simultaneamente, o setor de psicologia analisa as questões afetivas e familiares e, caso seja necessário, inicia o acompanhamento terapêutico durante o período de seis meses, podendo ser prorrogado e ofertado no próprio domicílio”, afirma.

Os atendimentos oferecidos pelo NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.

Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h00 às 17h00. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

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