CASA DE DIREITOS
Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa presta atendimento a idoso em Marechal Deodoro
José Juá tem 84 anos e vive isolado sem as condições necessárias à sua sobrevivência
sexta, 25 de fevereiro de 2022 às 16h00
945

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa de Maceió (NAPI) realizou, nesta sexta-feira (25), uma visita domiciliar à Fazenda Guganema, no município de Marechal Deodoro, onde prestou atendimento ao senhor José Juá, de 84 anos.
A pequena casa de taipa às margens da Lagoa Manguaba não oferece as condições necessárias à sobrevivência do idoso. O espaço possui apenas três cômodos, conta com um fogão a lenha e não possui sequer banheiro. Além disso, seu José Juá tem problemas de saúde que prejudicam sua locomoção e audição.
A demanda espontânea chegou ao NAPI Maceió por meio do secretário do Centro de Interesse Comunitário (CIC) de Marechal Deodoro, Manoel Messias, que também é agente da Unidade de Saúde de Pedras, que atende àquela região.
“O NAPI, enquanto instituição de proteção aos direitos da pessoa idosa, entrará em contato com as instituições locais e com a família do idoso para avaliar a melhor forma de intervenção”, explicou o superintendente de Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania, Charles Tavares.
O NAPI
Os atendimentos oferecidos pelo NAPI incluem atuação na mediação e conciliação de conflitos, assessoria jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa, intermediação e encaminhamento aos órgãos jurídicos, articulação junto aos órgãos assistenciais de proteção ao idoso, atendimento psicossocial, entre outros.
Para quem busca esse serviço, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Maceió funciona na Casa de Direitos, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, com atendimento disponível das 8h00 às 17h00. Já em Arapiraca, o NAPI funciona na Casa de Direitos, situada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, também de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00.