Municípios procuram orientação para ações de prevenção às drogas e à violência

sexta, 11 de abril de 2014 às 00h00

55

Brenda Magalhães 

Mariana Lima

Preocupados com o avanço da violência e das drogas entre os adolescentes, principalmente, representantes de Satuba e Rio Largo procuraram a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), na quinta-feira (10), para solicitar e planejar ações de cultura de paz e prevenção social da violência.

Por Satuba, a Comissão de Cultura de Paz foi encabeçada pelo padre Sérgio Farias, acompanhado do vereador Luiz Carlos, moradores e outros religiosos. Os pedidos abordaram  ações nas escolas de prevenção às drogas, buscas dos Anjos da Paz, divulgação da campanha do desarmamento e formação de Agentes da Paz na cidade. Nesta reunião, além do secretário Adalberon Sá Júnior, o superintendente de Promoção de Cultura de Paz, Ronaldo Targino, também representou a Sepaz.

“Toda a comissão está unida para realizar as atividades necessárias para propagar uma cultura de paz. Viemos porque em nosso município os índices de violência vêm aumentando com o passar dos anos e com isso o número de dependentes químicos aumentou. Queremos conhecer mais as ações da Sepaz e saber de qual forma elas podem  ajudar nossa comunidade”, afirmou o padre Sérgio.

Por Rio Largo, o prefeito da cidade, Toninho Lins, esteve acompanhado pela secretária de Assistência Social, em busca de parceria da Sepaz em uma ação que a prefeitura pretende realizar no município para combate às drogas.

“Queremos envolver todos os atores: conselho tutelar, da criança, do idoso, também agentes de saúde, CRAS, CREAS, as secretarias municipais. Algo que seja construído em conjunto para que o serviço de acolhimento possa continuar tendo uma referência após a ação”, contou Toninho Lins.

Além do atendimento dos Anjos da Paz, o prefeito de Rio Largo solicitou a presença da campanha de prevenção “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”. O secretário Adalberon destacou também que a retomada do programa Educação para Paz nas escolas de ensino fundamental é uma importante ferramenta de prevenção às drogas e à violência, já que orienta as crianças na direção de uma cultura pacífica.

Durante os dois momentos com Satuba e Rio Largo, o secretário da Paz destacou a importância dos gestores do município saibam de que forma o Estado atua. “O município precisa conhecer as suas necessidades e os programas realizados pelo Governo do Estado. Deste modo, em parceria com a Sepaz, vamos trilhar caminhos e aplicar as ações certas para cada cidade, já que a prevenção da violência é uma atribuição que dividimos”, informou Adalberon.


Últimas Notícias