Moradores do Carminha transformam lixo reciclável em acessórios de moda
Projeto ensinou técnicas à comunidade a partir de matérias-primas sustentáveis como garrafas PET e caixas de leite
quinta, 06 de abril de 2017 às 00h00
227

Durante cinco semanas, moradores do conjunto Carminha, localizado no Benedito Bentes, aprenderam técnicas para confeccionar acessórios de moda como colares e pulseiras, usando matérias-primas sustentáveis. Todo o material foi apresentado nesta quarta-feira (5), no Aterro Sanitário, em Maceió.
Cerca de 40 moradores participaram de oficinas e receberam certificados. O intuito é promover o empreendedorismo e capacitar a comunidade para o mercado de trabalho. O projeto faz parte de uma iniciativa da organização Estre em parceria com a Casa da Cidadania, vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
“O objetivo da Casa da Cidadania é mobilizar e empoderar a comunidade acerca de seus direitos. Portanto, é de extrema importância para todos esta parceria público-privada que gera oportunidades”, enfatizou a Tatiana Borges, assistente social da Seprev.
As oficinas foram ministradas pelas designers de acessórios Daniela Fonseca e Renata Mendonça. “Fornecemos um kit de ferramentas com alicates, perfuradores, estiletes e tesouras. Além disso, elas receberam também orientações sobre comercialização para que isso possa se tornar uma fonte de renda”, explicou Daniela.
A dona de casa Idayane Klésia disse que o curso despertou o interesse das mulheres em montar uma cooperativa futuramente. “Descobri um talento e pretendo seguir adiante. Muitas participantes também querem se aperfeiçoar e, juntas, temos esperança de gerar renda para nossa comunidade”, explicou Idayane.
Segundo analista de sustentabilidade da Estre, Inaimara Medrado, a ideia é aliar geração de renda e sustentabilidade. “O projeto existe há alguns anos e tem como um dos fundamentos fazer as comunidades beneficiadas enxergar os materiais que poderiam ser jogados no lixo de outra forma, mais inclusiva e transformadora”, enfatizou.