Moradores do Carminha são beneficiados com serviços de cidadania e justiça

Evento, mobilizado em parceria com a Casa da Cidadania da Seprev, foi fruto do Programa Defensoria na Comunidade

sábado, 12 de maio de 2018 às 00h00

201

Texto de Victor Brasil

 

Moradores do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, em Maceió, receberam nesta sexta-feira (11) diversos serviços de promoção da cidadania e da justiça. As ações tiveram como uma das bases a Casa da Cidadania, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

 

A ação é fruto do programa Defensoria na Comunidade, da Defensoria Pública do Estado, e contou com apoio da Seprev, da Base Comunitária de Polícia do Carminha, do Núcleo de Polícia Comunitária, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Desenvolvimento Social (Seades), Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Igreja Sara Nossa Terra.

 

A DPE ofertou orientações jurídicas, informação sobre processos em andamento e triagem para ingresso de ações cíveis, como divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, direito do consumidor, retificação de documentos, direito à saúde, entre outros. 

 

Já para as crianças e adolescentes, as equipes da Seprev promoveram oficinas produtivas de macramê e de confecção de chaveiro. O ônibus para entrega voluntária de armas de fogo também esteve no local.

 

Para o coordenador da Casa da Cidadania, Bruno Lima, ter o equipamento como base para articulações e ações como esta da DPE é importante para a continuidade dos serviços prestados para a comunidade do Carminha. “Estamos aqui exatamente para mobilizar e articular um cronograma diversificado de serviços para serem ofertados para a população do conjunto”, disse.

 

O evento contou também com serviços do Sesc, com oficinas de Artes Cênicas, orientações sobre saúde, apresentação do Programa Mesa Brasil e distribuição de receitas com Aproveitamento Integral de Alimentos. O posto de Saúde Dídimo Otto está ofertando testes rápidos e aferição de pressão;

 

Durante todo o dia, os moradores ainda puderam tirar suas dúvidas sobre endividamento e abertura de reclamação com as equipes do Procon Alagoas, que montaram uma base itinerante na Escola Municipal Petrônio Viana.

 

A Casa da Cidadania entregou ainda, em parceria com a Adesh Cursos, os certificados dos participantes dos cursos profissionalizantes realizados no mês de abril.


Últimas Notícias