Rede Acolhe

Mais de 450 dependentes químicos foram acolhidos em AL no mês de setembro

Equipes da Seprev acolheram pessoas vítimas das drogas em 51 municípios alagoanos; Álcool é o maior motivo de dependência

Victor Brasil

quinta, 14 de outubro de 2021 às 09h35

1096

Vítor Beltrão

A Rede Acolhe, rede de acolhimento de dependentes químicos do Governo de Alagoas, acolheu mais de 450 pessoas vítimas das drogas no mês de setembro deste ano. O acolhimento faz parte do tratamento voluntário ofertado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Foram realizados acolhimentos de pessoas de 51 municípios alagoanos, tendo destaque para Maceió (246 acolhidos) e Arapiraca (60), as duas maiores concentrações de incidências.

A superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, Lideilma Alves, explicou que os números são resultado de ações itinerantes das equipes técnicas, que vão até os municípios divulgar a Rede e realizar busca ativa por dependentes químicos. “Este trabalho de articulação e parceria com os municípios é muito importante, porque fazemos com que nossos serviços alcancem os usuários com mais facilidade”, explicou.

Deste total de 450 pessoas, 389 informaram fazer uso de álcool, 253 faziam uso da maconha, 199 usaram crack e 166 de cocaína, além de outros tipos de drogas.

Segundo o psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Júnior Amaranto, é muito importante iniciar o tratamento de forma precoce, assim que o problema é percebido. “Vale lembrar que a dependência química é uma doença crônica, assim como a diabetes e a hipertensão, além de ser totalmente progressiva, por isso, alertamos sempre que, quando for percebida, o dependente químico deve procurar o tratamento de imediato”, disse.

Quem tiver interesse em buscar tratamento voluntário em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas pode procurar um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca ou Santana do Ipanema, ou agendar uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.


Últimas Notícias