Mães socioeducandas encontram nos filhos a esperança de um novo começo
Duas adolescentes cumprem medidas socioeducativas e tiveram um dia das mães especial com a presença dos seus filhos
sexta, 10 de maio de 2019 às 00h00
288
Texto de Victor Brasil
Fotos de Vítor Beltrão
“Minha filha é luz na minha vida. É por ela que quero escrever uma nova história”. Este é o sentimento da adolescente B.V.S, de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Feminina (UIF) há cinco meses, período em que está afastada de sua filha de apenas 1 ano e 10 meses.
Ela e mais uma adolescente entraram em conflito com a lei e tiveram que se afastar de seus filhos para cumprir a medida socioeducativa de internação. Na Unidade, juntamente com outras 14 adolescentes estão tendo uma oportunidade para recomeçar a vida.
Nesta sexta-feira (10), todas as adolescentes viram as paredes da UIF, que são por natureza lilás e rosa, ganhar novas cores. É que a unidade se preparou para receber as mães e os filhos das adolescentes para a comemoração do Dia das Mães.
“Hoje nos reunimos para comemorar o amor e celebrar a vida dessas meninas que estão aqui em transformação, em um período de mudança. Foram elas mesmas que preparam tudo com muito carinho e alegria para este momento de confraternização entre elas, a família, a equipe técnica e todos que estão envolvidos no processo de socioeducação”, enfatizou a supervisora da UIF, Samara Veluma.
Apesar do momento ser de muita alegria e confraternização, a adolescente B.V.S lembra que é um período difícil que traz muita saudade. “É muito difícil me manter longe da minha filha, por isso que quando sair daqui vou fazer tudo diferente”, disse.
Já para a adolescente G.R, de 16 anos, lembrar de seu filho que está sendo cuidado por sua mãe e avó fora da unidade é o que mais motiva a sua transformação. “Quando sair daqui quero cuidar do meu filho, estudar, trabalhar e ser alguém na vida capaz de dar um futuro diferente para ele. Tudo o que faço é pensando nele. Quero e preciso me superar sempre para poder dar novas oportunidades e uma vida melhor para ele”, garantiu ela.