OPORTUNIDADE

Jovens concluem curso de pizzaiolo ofertado no Complexo Socioeducativo de Alagoas

Secretária Paloma Tojal, titular da Seprev, participou da formatura e entregou certificados aos 16 concluintes

Everton Dimoni

quinta, 06 de junho de 2024 às 16h15

33

Augusto Costa

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Augusto Costa

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta quinta-feira (6), a entrega de certificados para 16 socioeducandos das Unidades de Internação de Jovens Adultos 3 e 4, que concluíram o curso profissionalizante de pizzaiolo. A qualificação profissional tem se destacado na medida socioeducativa como recurso efetivo na redução da reincidência infracional deste público.

Durante a entrega, a secretária Paloma Tojal (Seprev) destacou os esforços do Governo do Estado para transformar a vida de adolescentes e jovens em conflito com a lei. “Os cursos profissionalizantes refletem o compromisso do Governo de Alagoas em oferecer alternativas concretas para os jovens oriundos do sistema socioeducativo. Enquanto gestão estadual, buscamos oportunizar um futuro melhor para socioeducandos, e estes certificados vêm coroar o trabalho realizado no Sistema Socioeducativo de Alagoas”, afirmou Paloma Tojal.

Os cursos são oferecidos pela Seprev por meio de contrato com o Senai e Senac, instituições de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. As modalidades são escolhidas estrategicamente para que os adolescentes e jovens oriundos do sistema socioeducativo possam ingressar no trabalho formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, ou empreender abrindo o próprio negócio.

Para o jovem A., de 18 anos, o curso de pizzaiolo representa mais do que uma formação técnica, é uma oportunidade de recomeço. “É um aprendizado valioso para quem quer mudar e sair daqui com uma profissão. Esse curso traz esperança para quem errou lá atrás, mas está tentando consertar e construir uma nova vida”, comentou o socioeducando.

NOVAS OPORTUNIDADES

Até o momento, mais de 150 jovens e adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas já foram contemplados com cursos profissionalizantes. Em breve, serão oferecidas oportunidades em outras áreas de atuação, como barbearia, mecânico de manutenção em motocicletas e mecânico de refrigeração e climatização doméstica.

Segundo o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rêgo, o objetivo é contemplar 100% do público socioeducativo. “O Governo do Estado tem investido muito para que nossos jovens e adolescentes possam, de fato, ter um novo direcionamento na vida. Por meio de ações como esta, o Sistema Socioeducativo de Alagoas evoluiu e se tornou referência para outros estados brasileiros”, pontuou Otávio Rêgo.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias