Instituições debatem mediação de conflitos para convívio social

Formas alternativas de resolução de problemas foram apresentadas em evento promovido pela Sepaz

quinta, 15 de maio de 2014 às 00h00

156

Mariana Lima 

O debate sobre as três vertentes da mediação de conflitos – judicial, comunitária e escolar – como formas pacíficas e não-violentas de resolução de conflitos lotou o auditório do Senai, em Maceió, onde aconteceu o 2º Seminário de Mediação de Conflitos, na tarde desta quarta-feira (14).

Promovido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), com participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Cada instituição apresentou um eixo da mediação: comunitária, pelo secretário Adalberon Sá Júnior; escolar, pela professora Lavínia Cavalcanti;e judicial, pelo desembargador Tutmés Airan. 

O público foi composto em sua maioria por estudantes universitários, principalmente dos alunos de Direito e Psicologia, além de professores do ensino fundamental e médio. Um grupo que se destacou, porém, foi o de 37 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Alagoas. 

“Nós estamos no 2º ano do curso, na fase de preparação técnico-profissional, onde procuramos cursos distintos que busquem aprimorar a ação diante de ocorrências mais complexas. E esse curso mostra justamente uma forma diferente de ação”, explica o cadete PM Lins. 

Esta vontade de resolução alternativa de problemas também chamou atenção da universitária Clarianne Marinho, do 2º período de Direito na Estácio-FAL. “É uma forma mais rápida e prática de se chegar a uma solução sem ocupar mais ainda o Judiciário, então eu quis saber como isso funciona”, conta.

 

Formas de mediação 

Os palestrantes mostraram, cada um, os aspectos positivos da mediação de conflitos em suas vertentes. 

“O processo é um monte de papel, uma versão dos fatos, enquanto a mediação resolve o conflito real. As pessoas estão mais predispostas a restaurar a paz naquele momento da conversa do que esperar todo o decorrer do processo para que a justiça resolva o seu problema –e, em muitos casos, essa resposta já não representa mais nada para as partes”, expôs o desembargador Tutmés Airan. 

Na mediação escolar, a professora Lavínia Cavalcanti expôs que o conflito é positivo, desde que a sociedade consiga trabalhá-lo de forma adequada. “Temos empregado a formação de mediadores em sete escolas públicas aqui no estado e vemos como aqueles alunos mais danados, quando trabalhados e canalizando a liderança negativa para algo produtivo, conseguem atuar como mediadores e transformam o ambiente da escola e da própria casa”, disse Lavínia. 

A mediação enquanto estratégia de prevenção da violência e pacificação social foi abordada pelo secretário da Paz, Adalberon Sá Júnior. “Dados da Polícia Militar apontam que a maioria dos crimes de proximidade entre vizinhos, familiares ou conhecidos, começam com um pequeno problema que não é abordado da forma apropriada e evoluem para uma agressão física ou até um crime como o homicídio. Mediar é a forma como cada um de nós pode contribuir objetivamente para a Alagoas de paz que todos queremos”.

O evento foi encerrado com o convite para um exemplo prático deste Seminário: a inauguração da Casa de Direitos do Mirante do Jacintinho, no dia 30 de maio.


Últimas Notícias