POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Governo de Sergipe conhece Rede Acolhe para implantar atendimento a socioeducandos com dependência química

Programa da Seprev é referência nacional e já inspirou outros estados no desenvolvimento de políticas sobre drogas

Everton Dimoni

quinta, 27 de julho de 2023 às 15h30

194

Dyego Duarte

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Dyego Duarte

Gestores da Fundação Renascer, de Sergipe, responsável por executar as medidas de proteção socioeducativas naquele estado, visitaram, nesta quinta-feira (27), o Centro de Acolhimento de Maceió para conhecer o modelo de trabalho utilizado pela Rede Acolhe no atendimento a dependentes químicos em Alagoas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o programa já serviu de modelo para diversos outros estados e agora vai inspirar as políticas públicas do estado vizinho.

O diretor operacional da Fundação Renascer, Cleber Pinto, explica que o objetivo da visita foi agregar experiências que deram certo para a implantação de uma unidade socioeducativa exclusiva para atendimento a adolescentes que estão sob dependência química. O Estado de Alagoas é pioneiro nesta iniciativa e já está construindo uma unidade de internação com essa finalidade.

“A ideia é que a gente possa levar o exemplo do que está sendo feito aqui em Alagoas, que acredito que é referência para o Brasil, e levar uma parte disso para Sergipe. Queremos pegar essas boas práticas para elevar a qualidade do atendimento ao público socioeducativo que é vítima de transtornos mentais decorrentes da dependência química”, afirmou.

O programa para tratamento de dependentes químicos do Estado de Alagoas conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras que oferecem tratamento para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Lá, o acolhido recebe o apoio profissional de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e técnicos que acompanham o acolhido do início ao fim do tratamento.

Para a superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, Lideilma Alves, a visita desta quinta-feira é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado. 

“Foi com grande satisfação que a Seprev recebeu a visita da comitiva da Fundação Renascer de Sergipe que veio conhecer a metodologia utilizada no processo de recuperação e no resgate social de pessoas que buscam diariamente vencer a adicção. O trabalho realizado pela Seprev se destaca como uma referência, e para nós é um orgulho saber que outros estados se inspiram no Governo de Alagoas para conhecer um programa de excelência, como é a Rede Acolhe”, disse a superintendente.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias