Gestores são capacitados para trabalhar a prevenção à violência nas escolas
Seprev potencializa ação em Arapiraca em parceria com a organização Inteligência Relacional e o município
sexta, 26 de fevereiro de 2016 às 00h00
260
Gestores e coordenadores pedagógicos da educação municipal de Arapiraca começaram a ser capacitados, nesta quinta-feira (25), para fomentar o trabalho de prevenção à violência nas escolas.
A ação é fruto da parceria da Secretaria de Estado de Prevenção de Prevenção à Violência (Seprev), da organização Inteligência Relacional e o Município.
O programa é baseado na metodologia Liga pela Paz que desenvolve a educação emocional na busca de um equilíbrio psicológico e relacional dos alunos.
“Nesta fase, 250 gestores receberão a capacitação com consultores da Inteligência Relacional. Na próxima etapa, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de março, será a vez de cerca de 800 professores do 1º ao 9º ano”, explicou a consultora pedagógica da organização Inteligência Relacional, Rosângela Ribeiro.
“Arapiraca teve uma atitude ousada e inteligente ao desenvolver uma estratégia de prevenção à violência em parceria com a Seprev e a Inteligência Relacional. Estamos tratando esse programa com muito cuidado para replicar para os demais municípios e se tornar uma referência para o país”, enfatizou o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico.
“Esta é uma formação que trata sobre a paz por meio das nossas relações e emoções. O intuito é trabalhar conteúdos, analisar índices, implicando no comportamento dos alunos e buscando uma saída inteligente sobre esses segmentos dentro das escolas”, destacou a diretora pedagógica da secretaria de Educação de Arapiraca, Lucicleide da Silva.
O programa será implantado em 57 escolas da rede municipal com o intuito de construir habilidades emocionais na comunidade escolar, propiciando o desenvolvimento da cultura de paz e da não violência.