NA PARAÍBA

Estados nordestinos conhecem experiências do Sistema Socioeducativo de Alagoas

Secretaria de Prevenção à Violência apresentou na Paraíba práticas que tornaram o estado referência para o Brasil

Everton Dimoni

sexta, 29 de setembro de 2023 às 09h10

256

Texto de Everton Dimoni

O sistema Socioeducativo de Alagoas foi destaque, nesta quinta-feira (29), no segundo dia do IV Encontro Regional: Sinase Pra Valer, realizado na Paraíba. O evento tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo por meio da aproximação da gestão nacional junto às redes socioeducativas em cada uma das cinco regiões do país.

A comitiva alagoana foi representada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). Na ocasião, foram apresentadas as experiências exitosas do programa para atendimento socioeducativo desenvolvido pelo Governo do Estado, que tornaram Alagoas referência para outras unidades federativas.

“O evento regional está sendo muito proveitoso, trazendo a proposta de interação entre os estados para que, juntos, possamos buscar a consolidação da medida socioeducativa.  Neste segundo dia, tivemos um espaço para mostrarmos a atuação de Alagoas no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei, com destaque para os investimentos em estrutura e em metodologias efetivas que fizeram do Estado de Alagoas referência para o Brasil no tocante ao atendimento socioeducativo”, afirmou o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego.

O superintendente destacou ainda que o momento foi uma oportunidade de fomentar ações estratégicas de integração entre os programas de atendimento no meio aberto e fechado para qualificar os serviços em todo o território nacional.

“Todos os estados trouxeram suas contribuições para o levantamento de dados sobre o sistema socioeducativo em âmbito nacional e o fortalecimento das Políticas Socioeducativas de todo país. Iremos voltar para Alagoas com novas ideias para colocar em prática e fortalecer ainda mais o atendimento socioeducativo”, completou.

O encontro é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com os ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Educação e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O evento acontece até esta sexta-feira (30).


Últimas Notícias