CAPACITAÇÃO

Estado finaliza curso de nivelamento operacional para agentes socioeducativos

Iniciativa irá fortalecer a segurança dentro do Sistema Socioeducativo de Alagoas

Everton Dimoni

sexta, 10 de maio de 2024 às 18h25

31

Dyego Duarte

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Dyego Duarte

Agentes socioeducativos do grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon) concluíram, nesta sexta-feira (10), o curso de nivelamento operacional promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A iniciativa visou aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam na segurança do Sistema Socioeducativo de Alagoas. 

Durante o curso, os agentes especializados puderam aprofundar seus conhecimentos por meio de aulas teóricas que abordaram temas relevantes para a prática diária, incluindo técnicas de abordagem, mediação de conflitos e a legislação pertinente ao atendimento socioeducativo. Eles também participaram de atividades práticas e simulação de situações reais, aprimorando habilidades necessárias para ação eficaz e segura.

Segundo o subtenente Lino, coordenador operacional do Gcon, o nivelamento operacional irá fortalecer as ações de segurança dentro do Sistema Socioeducativo e elevar o nível do atendimento prestado pelo Estado aos adolescentes e jovens em conflito com a lei.

“Uma capacitação como esta é importante para que nossos agentes estejam preparados para desempenhar suas funções com competência e responsabilidade numa eventual situação de crise. Com isso estamos reforçando a segurança dos socioeducandos e das equipes técnicas que atuam no sistema socioeducativo”, explicou o coordenador.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, enfatizou a importância do curso como parte dos esforços contínuos do Estado para consolidar o Sistema Socioeducativo de Alagoas como um dos melhores do país. 

“O Sistema Socioeducativo de Alagoas passou por mudanças profundas em sua estrutura e nas metodologias utilizadas para a reinserção social dos nossos adolescentes, o que fez do nosso estado uma referência para outras unidades da Federação. A capacitação do Gcon vem coroar essa transformação ao consolidar a segurança dentro das unidades de internação”, afirmou Otávio Rego.

O encerramento do curso contou com a presença do defensor público Fábio Passos de Abreu e da professora da Universidade Federal de Alagoas, Lana Lisier de Lima Palmeira, que ministraram palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Imagens do Álbum


Últimas Notícias