Enculturando na Praça’ levanta a autoestima da população do Carminha
Lançado na terça-feira (16), projeto vai prevenir a violência por meio do empoderamento cultural e ocupação urbana
quarta, 17 de maio de 2017 às 00h00
395

Muita emoção nos olhos. Foi assim que dona Salete dos Santos, de 64 anos, viu a praça do conjunto Carminha recheada de apresentações culturais e atividades para os jovens da comunidade na terça-feira (16). Moradora de uma das regiões mais vulneráveis de Maceió, ela passa a ter esperanças após ver a ocupação do espaço público, que já foi local de consumo de drogas e violência.
“Está parecendo ser até um outro lugar. Temos que manter este clima de felicidade”, enfatizou dona Salete, enquanto dançava ao som da banda da Polícia Militar de Alagoas.
Toda a mudança vista por dona Salete na praça do Carminha é fruto do projeto Enculturando na Praça, criado pela equipe da Casa da Cidadania, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) instalado na comunidade situada no bairro Benedito Bentes.
A ideia é fortalecer, por meio da arte e da cultura, a implementação de políticas públicas, como o programa Na Base do Esporte promovido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que proporcionou, durante a abertura do projeto, apresentações de Kung Fu e Fit Dance.
“Estamos fazendo aqui no Carminha aquilo que o governador Renan Filho mais nos orienta: unir os esforços de todos para que, juntos, possamos contribuir para uma vida mais digna para a população alagoana”, destacou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.
O Projeto Enculturando na Praça conta ainda com a parceria da Polícia Militar de Alagoas, por meio da Base Comunitária do Carminha. As ações serão desenvolvidas durante todo o ano e terá como foco prevenir a violência da região.