Encontro em Viçosa marca os 27 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Evento realizado pela Seprev reuniu conselheiros tutelares do Vale do Paraíba e foi registrado com entrega de edição atualizada do ECA
sexta, 01 de setembro de 2017 às 15h55
126

Mais de 250 pessoas conselheiros tutelares de todas as regiões estiveram reunidos, nesta quinta-feira (31), no Centro de Convenções de Viçosa, para debater a atuação do órgão na proteção e na prevenção da violência contra o público infanto-juvenil. O encontro foi realizado dentro do cronograma da 7ª edição do Governo Presente.
O encontro, realizado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), teve como marco a entrega da nova edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 27 anos de existência.
“O Conselho Tutelar é um órgão fundamental na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. O papel destes profissionais é de extrema importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade. São eles que trabalham como intermediários entre os meninos e meninas em situações de vulnerabilidade”, destacou o governador de Alagoas, Renan Filho, ao entregar a nova edição do ECA aos conselheiros tutelares da região.
Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, o encontro foi de extrema importância para garantir o fortalecimento da política da criança e do adolescente em todos os níveis.
“As nossas crianças e os nossos adolescentes devem sempre ser foco das nossas atuações. Ter em mãos uma edição atualizada do ECA é garantir um total embasamento para assegurar a proteção das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Desta forma, estaremos mudando o futuro e prevenindo a violência em nosso estado”, enfatizou Esvalda Bittencourt.
Durante o encontro, os participantes puderam debater acerca das evoluções e dos avanços após os 27 anos do ECA. Além disso, os conselheiros receberam uma formação especial sobre Prevenção ao Suicídio de Crianças e Adolescentes. Neste momento, foram ministradas palestras sobre os fatores psicossociais, a depressão, o papel dos educadores e da família e os riscos do jogo Baleia Azul.
Ações