Educação emocional pretende mudar quadro de violência nas escolas de Arapiraca

Mais de 20 mil alunos, 57 escolas e 800 professores estão envolvidos no desenvolvimento da cultura de paz na rede de ensino municipal da cidade

sexta, 22 de abril de 2016 às 00h00

387

O ensino municipal de Arapiraca despertou para uma nova e importante fase na construção de uma educação mais inclusiva, inovadora e cidadã. É que, em fevereiro deste ano, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com a Prefeitura da cidade e com a organização Inteligência Relacional, lançou o programa Educação Emocional.

Mais de 20 mil alunos, do 1º ao 7º ano da rede municipal arapiraquense, já estão conhecendo e aprendendo a lidar com suas emoções. O intuito do programa lançado em Arapiraca é a redução da violência, a melhoria da aprendizagem e a construção da paz não só no ambiente escolar, uma vez que o aprendizado pode e deve ultrapassar as salas de aula. Todos estes objetivos são alcançados através da metodologia Liga Pela Paz.

Segundo o secretário da Seprev, Jardel Aderico, se faz necessária uma ação educativa preventiva básica que possa, afora a educação convencional, atingir a estrutura ética e emocional das famílias. Jardel afirmou ainda que é preciso considerar que a violência não é resultado da pobreza material, mas, sobretudo, da pobreza mental, da dificuldade de lidar com as emoções.

“Estamos criando em Arapiraca uma engrenagem efetiva de respostas aos casos de violência, prevenindo a vulnerabilidade social através da educação. Os professores serão os principais atores desse processo, quando passarão a ter um olhar mais apurado e um contato diário com o grupo de profissionais que vão acompanhar os casos específicos”, enfatizou Jardel Aderico.

Os cerca de 800 professores das 57 escolas beneficiadas com o programa realizaram, entre o final de fevereiro e início de março, a Formação Inicial da Metodologia Liga Pela Paz com uma equipe da Inteligência Relacional, composta pelas consultoras pedagógicas.

Para o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, o município abraçou a Educação Emocional e Social, “porque compreende que para um bom desempenho escolar é fundamental que, antes de tudo, a criança saiba lidar com as suas emoções”.

Além disso, equipes de Anjos da Paz junto a equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca têm realizado palestras para divulgação do Programa. Informativos também foram entregues aos gestores das escolas beneficiadas. Até o final de abril, todas as instituições escolares do circuito municipal já estarão utilizando o material didático da Metodologia. 


Últimas Notícias