REINSERÇÃO SOCIAL

Dependentes químicos retomam escolarização e abrem caminhos para um novo futuro

Eles concluíram o ensino fundamental por meio do programa Vem que Dá Tempo, do Governo de Alagoas, por meio de uma articulação da Seprev

Everton Dimoni

sexta, 25 de março de 2022 às 15h15

454

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Dependentes químicos que concluíram o tratamento em uma das comunidades terapêuticas credenciadas à Rede Acolhe têm mais um motivo para comemorar. Eles retomaram o processo de escolarização e concluíram o ensino fundamental por meio do programa Vem Que Dá Tempo, do Governo de Alagoas, abrindo caminho para possibilidades transformadoras.

A oportunidade foi articulada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva, e contemplou mais de 50 ex-acolhidos, da capital e do interior. O objetivo é estimular a conclusão do ensino fundamental e posteriormente do ensino médio para que as pessoas atendidas pelo programa ingressem no mercado de trabalho mais capacitados, tenham melhores oportunidades de renda e novas perspectivas para o futuro.

O ex-acolhido Valdemar da Silva, de 35 anos, foi um dos beneficiados pelo programa Vem Que Dá Tempo. Após mais de 15 anos vivendo sob dependência de crack, ele concluiu o tratamento oferecido pela Rede Acolhe e demonstra confiança ao falar sobre o futuro.

“Parei de estudar com 16 ou 17 anos e fui viver na adicção, sem querer saber da vida. A partir do momento que passei pela recuperação, percebi que nunca é tarde para recomeçar. Já concluí o ensino fundamental e com fé em Deus vou concluir o ensino médio também para aprender mais e ter melhores oportunidades na rede de trabalho”, afirma.

Hoje, Valdemar integra a ONG missionária Jovens Com Uma Missão (JOCUM), movimento internacional e interdenominacional que tem o propósito de apresentar o Evangelho à nova geração e mobilizar cristãos para a evangelização de povos minoritários. O projeto também assiste pessoas em situação de vulnerabilidade social e dependência química, oportunidade que Valdemar aproveita para compartilhar sua experiência de superação e falar sobre as possibilidades de tratamento.

“Hoje me sinto um homem muito feliz, um pai de família focado, e mesmo diante de tudo que tem acontecido, tenho um coração cheio de gratidão. Agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer a Seprev e a equipe da Reinserção, que me acolheu e me abraça até hoje”, disse Waldemar.

Além do incentivo à escolaridade, a Seprev oferece uma série de cursos profissionalizantes, completando o ciclo para que ex-acolhidos possam conquistar seu espaço no mercado de trabalho de forma digna. É o que ressalta o gerente de Reinserção Social, Diego Barros.

“Nos entendemos que esses dois pilares são muito importantes. Primeiro o trabalho, que dignifica a pessoa e possibilita o sustento da família, e em segundo lugar a educação, pois ela permite que os nossos acompanhados alçarem voos mais altos”, pontuou.

Os interessados em buscar tratamento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas, o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias