OPORTUNIDADE

Dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe são capacitados para o mercado de trabalho

Eles iniciaram, nesta segunda-feira (11), o curso de instalação e manutenção de ar-condicionado split

Everton Dimoni

segunda, 11 de setembro de 2023 às 16h55

163

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe iniciaram, nesta segunda-feira (11), o curso profissionalizante de instalação e manutenção de ar-condicionado split. A capacitação acontece por meio do contrato com o Senai Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho, e visa a reinserção social dos ex-acolhidos.

Por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Governo de Alagoas oferece duas mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas industrial e comercial, que contemplarão, além dos dependentes químicos, adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo de Alagoas.

Segundo o gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, Diego Barros, o objetivo é garantir um futuro melhor e mais digno para pessoas que buscam superar os erros do passado e escrever uma nova história de vida. A primeira turma conta com 20 alunos que venceram a adicção em álcool e/ou outras drogas e buscaram se qualificar profissionalmente para dar continuidade à vida de maneira positiva.

“O programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas tem investido cada vez mais na reinserção social dessas pessoas, entendendo que a qualificação é uma ferramenta importantíssima para prevenir recaídas. O Estado mais uma vez demonstra seu comprometimento com o social, assegurando um serviço de excelência para a população alagoana, principalmente para quem mais precisa”, afirmou Diego Barros.

O professor Emerson Douglas, que vai ministrar as aulas, ressalta o potencial do curso e explica que os alunos terão todas as condições necessárias para empreender e gerir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI) ou serem contratados pelo setor empresarial com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.

“Uma capacitação como esta é o meio mais seguro para a geração de emprego e renda, fundamental para que este público possa retomar as suas vidas e garantir um futuro melhor para si e para seus familiares. O Senai é uma instituição capacitada para habilitar profissionais para o mercado de trabalho e aqui eles vão aprender uma profissão que permitirá a eles ingressar em uma empresa ou abrir o seu próprio negócio”, explica o professor.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias