Dependentes químicos recuperados da região norte conhecem programa de reinserção social
Encontro, realizado todas as semanas em um local diferente, reuniu 100 ex-acolhidos da Rede Acolhe, em Matriz do Camaragibe
terça, 09 de maio de 2017 às 00h00
188

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) continua visitando os municípios alagoanos para apresentar o seu novo projeto que vai reinserir os dependentes químicos recuperados no mercado de trabalho. Na noite desta segunda-feira (8), em Matriz do Camaragibe, foi a vez dos beneficiados da Região Norte conhecerem o projeto Agentes da Paz.
O encontro, que acontece todas as segundas-feiras em locais diferentes, reuniu desta vez mais de 100 dependentes químicos entre recuperados e em recuperação pela Rede Acolhe, secretários dos municípios, vereadores, conselheiros tutelares, empresários e representantes da sociedade civil.
O município de Matriz do Camaragibe foi escolhido para sediar o evento por concentrar um grande número de dependentes químicos recuperados já identificados pelas equipes dos Agentes da Paz. “Hoje no município já foram localizados aproximadamente 100 recuperados e em três meses do projeto já passamos de 2.200 dependentes químicos identificados por nossas equipes”, declarou o gerente de Prevenção e Reinserção da Seprev, Márcio Santos.
Além da busca ativa por dependentes químicos recuperados, o projeto Agentes da Paz têm feito o acompanhamento, formalizado parcerias com a rede de saúde, educação, grupos de mútua ajuda e articulado cursos profissionalizantes para inclusão dos identificados no mercado de trabalho.
O Agentes da Paz leva como embasamento a Lei 7.865/2017 de autoria do deputado estadual Carimbão Júnior e sancionada pelo governador Renan Filho, no início deste ano. Segundo a lei, órgãos da administração estadual direta ou indireta devem estabelecer, em contratos com entidades privadas, um percentual mínimo de vagas de trabalho para dependentes químicos recuperados.
Para a produtora rural, Claudiana da Silva, que se recuperou da dependência química em uma das comunidades acolhedoras da Rede Acolhe, o programa será importante para gerar trabalho para os beneficiados. "Eu tiro por mim mesmo, tenho que manter a mente ocupada com trabalho. Só assim vamos conseguir ficar longe das drogas", declarou.
Na próxima segunda-feira (15) o encontro semanal será realizado no município de Delmiro Gouveia e irá beneficiar dependentes químicos do município sede e de mais sete municípios. São eles: Inhapi, Pariconha, Inhapi, Mata Grande, Olho D'água, Piranhas e Água Branca.
Ações