OPORTUNIDADE
Cursos profissionalizantes são possibilidade oferecida pelo Estado a egressos do Sistema Socioeducativo de Alagoas
Preparação para o mercado de trabalho tem se destacado como instrumento importante na prevenção à reincidência infracional
Everton Dimoni
quarta, 25 de setembro de 2024 às 10h20
118
Augusto Costa
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Augusto Costa
Egressos do Sistema Socioeducativo têm, em Alagoas, a oportunidade de ingressar em cursos profissionalizantes e escrever uma nova história de vida, longe do ato infracional. Por meio do programa Pega a Visão, adolescentes e jovens que passaram pela medida socioeducativa têm acesso a diversas capacitações, além de apoio multiprofissional para serem reintegrados à sociedade e ao seio familiar de forma plena.
O Pega a Visão é coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e visa oferecer uma nova perspectiva de futuro para esses adolescentes, além de garantir os seus direitos e, principalmente, prevenir a reincidência infracional. Em dois anos de existência, o programa já atendeu mais de 300 egressos.
A jovem Maria Vitória, de 18 anos, iniciou, nesta terça-feira (24), o curso de assistente administrativo, ministrado pelo SENAI Alagoas. Para ela, a formação técnica é uma oportunidade de superar os erros do passado e garantir um futuro melhor para si e para seus familiares. “É uma oportunidade única, que provavelmente eu não teria se não estivesse no programa. Pretendo fazer o meu melhor durante o curso e aproveitar as oportunidades de emprego quando estiver formada”, comentou.
Paloma Tojal, titular da Seprev, ressalta que a qualificação profissional tem se mostrado um instrumento valioso na redução da reincidência infracional do público socioeducativo.
“Ao proporcionar oportunidades reais de desenvolvimento profissional, o Governo de Alagoas atua diretamente no cerne da questão, oferecendo a esses jovens uma saída concreta para a situação de vulnerabilidade. Isso mostra a atenção priorizada do Estado à socioeducação, efetivada por meio de políticas públicas que têm transformado a vida de centenas de adolescentes que passam pela medida socioeducativa”, afirmou a secretária.
A coordenadora do programa, Samylla Gouveia, explica que o Pega a Visão busca não apenas promover a capacitação técnica dos participantes, mas também trabalhar sua autonomia, oferecendo acompanhamento psicológico, social e jurídico. A coordenadora diz ainda que a iniciativa contempla os 102 municípios alagoanos com a assistência pós-medida, consolidando o projeto de vida dos egressos.
“Quando o adolescente deixa a medida socioeducativa, ele continua sendo acompanhado pela equipe do Pega a Visão e tem a chance de se capacitar para a vida profissional. Essa preparação para o mercado de trabalho amplia as chances de uma reinserção social efetiva na medida em que promove empregabilidade, geração de renda e o protagonismo dos adolescentes, tornando-os agentes transformadores de sua realidade”, afirmou Samylla Gouveia.
OPORTUNIDADE PARA TODOS
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, acrescenta que, além dos egressos, jovens e adolescentes que ainda estão em cumprimento de medida também são contemplados com cursos profissionalizantes, que são ofertados pela Seprev por meio de contrato com o SENAI e o SENAC. Até o momento, 128 socioeducandos já participaram de cursos profissionalizantes, recebendo certificação de reconhecimento nacional.
“Em Alagoas, contamos com uma política bem estruturada e que tem efetivado o principal objetivo da socioeducação, que é reinserir socialmente adolescentes e jovens em conflito com a lei. São ações como estas que fazem de Alagoas referência para outros estados do Brasil, que enviam seus representantes para conhecer as metodologias utilizadas pelo Estado no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei”, afirmou o superintendente.
Imagens do Álbum