Curso de pintor é ofertado a dependentes químicos em Alagoas

Capacitação ocorre até a próxima sexta-feira, dia 29 de março

quinta, 28 de março de 2019 às 00h00

252

Texto de Géssika Costa

Uma turma de 20 alunos formada por dependentes químicos atendidos pela Rede Acolhe, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev-AL), iniciou esta semana o curso de pintor de obras, promovido pelo Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva para Dependentes Químicos de Alagoas, localizado na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, parte alta de Maceió.

A capacitação, que tem duração de cinco dias, visa oferecer alternativas para que os dependentes químicos em recuperação possam ingressar no mercado de trabalho e, assim, encerrar o ciclo de tratamento.

Durante toda esta semana, a partir de aulas práticas e teóricas, estão sendo repassadas informações sobre texturas, manuseio de massa corrida, além de aplicação de outros tipos de massa e pintura, como o explica o instrutor Simonildo Silva.

“Os nossos alunos recebem bem mais do que instruções de como pintar uma parede. Eles aprendem desde o início da utilização de qualquer tipo de massa até a finalização da tinta na superfície. Aqui percebemos que cada um pode mudar a perspectiva de vida e a própria realidade a partir de uma qualificação”, argumenta.

O aluno Ronaldo Paranhos, que já havia participado do curso de repositor de mercadorias de supermercados, enxerga a nova capacitação como mais uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

“Fiquei sabendo do Centro de Referência através da psicóloga da comunidade acolhedora. Acho que essa é a chance para conseguir alguma renda como autônomo e assim ir me qualificando aos poucos para uma possibilidade melhor no mercado de trabalho”, projeta.

Inaugurado em junho de 2018, o equipamento da Seprev-AL oferta capacitações, oficinas produtivas e acompanhamento psicossocial de dependentes químicos que foram acolhidos e recuperados por uma das 37 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe.


Últimas Notícias