ATENÇÃO INTEGRAL

CRAD inicia grupo de apoio a pais de crianças e adolescentes vítimas de violência

A inciativa visa minimizar o sofrimento psíquico da vítima e de seus familiares

Everton Dimoni

sexta, 25 de fevereiro de 2022 às 15h40

1231

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

Buscando a integralidade do cuidado voltado para a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e suas famílias, o Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (CRAD) iniciou, nesta quinta-feira (24), um grupo de apoio psicossocial e jurídico para pais de vítimas de violência com o intuito de minimizar o sofrimento psíquico do infante e de seus familiares.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o CRAD já atendeu 2.045 casos até fevereiro de 2022.

Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, o grupo operativo familiar vem para fortalecer o trabalho desenvolvido pelo CRAD desde sua inauguração, em setembro. Ela ressalta ainda que a família também sofre os efeitos emocionais da violência e diz que o grupo de apoio vem para contribuir em todas essas questões.

“Nós já vínhamos prestando o apoio psicossocial e jurídico individualmente, mas observamos que as famílias precisavam cada vez mais desse suporte. Hoje a junção desses pais e mães está se concretizando e isso demonstra que as famílias estão preocupadas com os seus filhos e que eles também precisam desse apoio emocional, pois a família também adoece. É uma grande vitória para nós sabermos que estamos contribuindo para que eles resignifiquem suas vidas e tenham uma luz no decorrer do seu caminho”, afirmou a superintendente.

Kelly Patrícia participou da primeira reunião do grupo. A filha dela, uma adolescente de 13 anos de idade, foi vítima de abuso sexual praticado por um professor de dança no mês de outubro, caso que ganhou repercussão na mídia local. Desde então, mãe e filha têm recebido atendimento individual no CRAD e agora a Kely terá uma atenção ainda maior no seu caso.

“Minha filha ficou um pouco transtornada, passou um tempo isolada, mas depois disse que queria voltar a viver. O CRAD foi fundamental para mim e para minha filha nesse momento, até para uma convivência melhor entre a gente. Se não fosse o atendimento profissional, eu não sei o que seria da gente. É um apoio fundamental, tanto para ela quanto para mim”, comenta.

CRAD

O Centro de Referência em Atenção à Crianças e Adolescentes é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares, onde eles recebem o atendimento integral realizado por uma equipe multidisciplinar para a efetuação dos procedimentos cabíveis e encaminhamentos necessários. Além disso, o CRAD integra os órgãos do Executivo com o Sistema de Justiça, dando celeridade aos processos pós-violência e minimizando os prejuízos da vítima.

Para quem busca atendimento, o CRAD funciona 24 horas por dia e fica localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes, em Maceió.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias