CRIANÇA E ADOLESCENTE
CRAD da Seprev realiza 5.729 atendimentos em 2022
O equipamento é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares
Everton Dimoni
quarta, 04 de janeiro de 2023 às 17h05
428
Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vítor Beltrão
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), ampliou a atenção ao público infantoadolescente vítima ou testemunha de violência com os serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes – CRAD. O equipamento da Seprev totalizou 5.729 atendimentos em 2022 e se tornou referência nesse tipo de atendimento em todo o estado.
O titular da Seprev, Kelmann Vieira, explica que o CRAD é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares, onde eles recebem atendimento integral realizado por uma equipe multidisciplinar para acompanhamento psicossocial, efetuação dos procedimentos cabíveis e encaminhamentos necessários. Além disso, o CRAD integra os órgãos do Executivo com o Sistema de Justiça, dando celeridade aos processos pós-violência e minimizando os prejuízos da vítima.
“Hoje o CRAD é referência no estado de Alagoas com este atendimento mais humanizado, e sua atuação vem contribuindo cada vez mais com a política da Criança e do Adolescente. Isso demonstra o quanto o Governo do Estado, sob o comando do governador Paulo Dantas, tem investido e trabalhado para prevenir a violência contra este público e preservar a saúde física e mental dessas crianças que foram vítimas ou testemunharam algum tipo de violência dentro de casa”, afirmou o secretário.
Samylla Gouveia, superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, ressalta que os atendimentos realizados pelo CRAD em 2022 foram, em sua maioria, relacionados a violência sexual (786) e física (446), mas que também foram registrados casos de violência psicológica (150), doméstica (25), violência verbal (10), entre outros. De janeiro a dezembro, o CRAD somou 1723 atendimentos psicológicos, 1166 atendimentos sociais, 817 atendimentos jurídicos e 517 atendimentos realizados pelo Núcleo da Defensoria Pública que funciona dentro do Centro de Referência.
“Nossos recebimentos são provenientes de demandas espontâneas e dos órgãos parceiros, como o Sistema de Justiça - que compreende Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça -, delegacias especializadas, Central de Flagrantes e os Conselhos Tutelares. Seguindo o recebimento da demanda, o Estado traz essa missão de fortalecer os vínculos familiares e oferecer o atendimento integral para que essas crianças e adolescentes superem a situação de violência e possam seguir suas vidas sem maiores consequências”, disse.
AÇÕES JUNTO À REDE DE APOIO
A Superintendência da Criança e do Adolescente da Seprev, por meio da Supervisão de Enfretamento à Violência, também realizou no ano de 2022 uma série de ações junto à rede de apoio com o objetivo de promover o amplo entendimento sobre a Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a redução da violência no ambiente familiar e escolar.
De acordo com a supervisora Eliane Tiago, as ações alcançaram um número expressivo de atendimentos (7.232), a exemplo das participações no Projeto CRIA (3.544) e no Projeto Vozes da Infância (1.509), o programa Conectados na Prevenção (988) e Ações de Prevenção (164), além dos serviços oferecidos dentro do CRAD, como os Atendimentos Pedagógicos (621), o Grupos de Apoio Familiar (386), Atendimentos Psiquiátricos (20), entre outros.
ATENDIMENTO
Serviços como os oferecidos no CRAD oportunizam um recomeço bem-sucedido às vítimas e contribui para a prevenção à violência, principalmente contra os mais vulneráveis. Para quem busca atendimento, o CRAD funciona 24h por dia e fica localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes, em Maceió.