ATENÇÃO INTEGRAL
CRAD atende criança de 10 anos vítima de assédio sexual em Fernão Velho
O equipamento já registrou 800 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes somente no mês de novembro
Everton Dimoni
sexta, 26 de novembro de 2021 às 09h20
975
Vitor Beltrão
Texto de Everton Dimoni
Fotos de Vitor Beltrão
O Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente – CRAD, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), atendeu, nesta quarta-feira (24), uma criança de 10 anos que foi vítima de assédio sexual, no bairro de Fernão Velho, em Maceió. O suspeito é um suposto pastor evangélico, de 45 anos, que teria enviado mensagens de áudio para a menina afim de convencê-la a praticar sexo.
De acordo com a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, a equipe do CRAD recebeu o chamado da Central de Flagrantes para acompanhar a criança e seus familiares, viabilizando os procedimentos necessários.
“A equipe fez todo o acompanhamento necessário, acolheu a vítima e informou a família sobre os procedimentos que seriam tomados. Após a confecção do boletim de ocorrência, acompanhamos, juntamente com o Conselho Tutelar da região, a criança ao Hospital da Mulher para a realização do exame pericial”, conta.
Samylla disse ainda que, tanto a criança quanto os familiares serão acompanhados e auxiliados pela equipe multiprofissional do CRAD até a resolução e superação do caso.
“Realizamos todos os encaminhamentos para o acompanhamento multidisciplinar no CRAD, desde a visita domiciliar, para entendermos as circunstâncias sociais, até o acompanhamento do processo judicial por nossas advogadas e o acompanhamento psicológico com a vítima e seus familiares”, explica a superintendente.
O caso desta terça-feira reforça a importância desse atendimento especializado ao público infanto-adolescente. De janeiro até novembro de 2021, o Centro de Referência já registrou 800 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados referentes ao atendimento do IML de Maceió, IML de Arapiraca e Hospital da Mulher.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o CRAD é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares, que oferece atendimento integral realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados, além de integrar os órgãos do Executivo com o Sistema de Justiça, dando celeridade aos processos pós violência e minimizando os prejuízos da vítima.
Para quem busca atendimento, o Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente - CRAD funciona 24 horas por dia e fica localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes, em Maceió.