SEGUNDO TERRITÓRIO
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Ação do Governo de Alagoas aproxima serviços públicos da comunidade e fortalece os vínculos comunitários
Everton Dimoni
sábado, 01 de novembro de 2025 às 16h10
9
Augusto Costa
Texto: Everton Dimoni
Fotos: Augusto Costa
O Governo de Alagoas promoveu, neste sábado (1), a primeira edição do programa Corações da Paz nas Escolas no bairro do Benedito Bentes I, em Maceió. Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a ação aconteceu na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva e beneficiou milhares de moradores da parte alta da capital com atendimentos gratuitos.
Com foco na prevenção à violência e inclusão social em territórios vulneráveis, o programa promove a articulação entre diversos órgãos e secretarias de Estado para atender às demandas da comunidade e fomentar o desenvolvimento local por meio de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência, educação, esporte, cultura e lazer.
Entre os serviços oferecidos estiveram a emissão de mais de 20 documentos, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro no Cartão Cria, solicitação de seguro-desemprego, serviços relacionados à conta Gov.br, consultas sobre descontos indevidos no INSS, entre outros. A população também contou com orientação jurídica e assistencial e workshops preparatórios para o mercado de trabalho.
Na área da saúde, a estrutura montada pela Seprev garantiu atendimento clínico, pediátrico e psicológico, exames laboratoriais, consultas odontológicas, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, agendamento para inserção de DIU e atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O público ainda pôde usufruir de serviços de bem-estar e estética, como corte de cabelo.
Maria Roseane, moradora do Benedito Bentes I, aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via da identidade, emitir a certidão de nascimento para as duas sobrinhas pequenas e ainda fazer um check-up na saúde. “Foi muito bom termos um complexo como esse perto de casa, oferecendo tantos serviços em um único lugar. Isso é importante para nós, que podemos resolver nossas coisas de graça e sem a dificuldade do deslocamento”, afirmou.
Crianças e adolescentes também tiveram espaço garantido nas atividades recreativas, com torneios de futsal, vôlei, aulas de taekwondo, jiu-jitsu e ballet, tênis de mesa, atividades lúdicas e partidas de videogame no PlayStation 5. Apresentações culturais enriqueceram a programação com a participação da Banda Ronda no Bairro e da Casa da Cultura Hip Hop.
“A expansão do Corações da Paz nas Escolas para o Benedito Bentes marca um novo passo na estratégia do Governo de Alagoas de levar cidadania e prevenção a todas as regiões de Maceió. Nosso objetivo é consolidar o programa como uma presença constante nas comunidades, oferecendo serviços, oportunidades e esperança para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória.
O lançamento do Corações da Paz nas Escolas no bairro do Benedito Bentes contou com a presença do deputado federal Rafael Brito, apoiador do projeto, e do coordenador do Programa Alagoas Sem Fome, Paulo Mendonça.
Mais de 50 mil atendimentos no Vergel
Desde sua inauguração no Vergel do Lago, o Corações da Paz nas Escolas já ultrapassou 50 mil atendimentos, transformando realidades e ampliando o acesso da população a serviços essenciais. Com o novo polo inaugurado no Benedito Bentes, as ações passam a ocorrer simultaneamente nas duas regiões, ampliando o alcance e consolidando o Corações da Paz nas Escolas como uma das principais políticas públicas de prevenção à violência e fortalecimento social do Governo de Alagoas.