NESTA SEXTA-FEIRA (13)

Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas realiza 1ª reunião com novas instituições

Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário agora integram o conselho do órgão deliberativo

Everton Dimoni

sexta, 13 de setembro de 2024 às 15h00

175

Vitória Ester Costa

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitória Ester Costa
 

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Alagoas (Coned) promoveu, nesta sexta-feira (13), a segunda reunião ordinária da nova gestão (2024-2027). O órgão deliberativo tem por finalidade estabelecer as diretrizes da Política Estadual sobre Drogas nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social, fiscalização e redução da oferta de substâncias ilícitas.

O encontro aconteceu no Centro de Reinserção Social e Produtiva da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), no bairro do Farol, e marcou o ingresso do Poder Judiciário, do Ministério Público de Alagoas e da Defensoria Pública de Alagoas no Coned.

Diego Barros, presidente do conselho, destaca que a inclusão das novas instituições será fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de combate às drogas, principalmente no que se refere à redução da oferta dessas substâncias e à assistência a dependentes químicos.

“A presença dos novos membros traz uma contribuição valiosa, tanto técnica quanto jurídica, que vai fortalecer o posicionamento e as deliberações deste conselho, que possui atuação nos 102 municípios alagoanos, fiscalizando e cobrando a efetividade das políticas públicas. O ingresso dos novos conselheiros, com toda certeza, vem fortalecer ainda mais essa atuação”, afirmou o presidente.

Na oportunidade os conselheiros deliberaram sobre a atualização do regimento interno do Coned, que está em vigor desde 2012, sobre a captação de recursos para o desenvolvimento de ações, entre outras questões urgentes. Também foram definidas as comissões executivas que atuarão nas diversas áreas de competência do conselho.

“Foi um momento muito proveitoso, onde pudemos avaliar e deliberar sobre questões fundamentais para o funcionamento do conselho. A reunião contou com uma boa adesão dos membros e a colaboração ativa de todos os conselheiros, o que nos deixa muito satisfeitos, uma vez que só através disso um órgão colegiado consegue prosperar”, finalizou Diego Barros.

Trabalho intersetorial

Fábio Oliveira, secretário executivo da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) - pasta à qual o conselho é ligado –, falou sobre a importância da colaboração intersetorial na construção, no aprimoramento e na gestão das políticas públicas de combate às drogas.

“Todos do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas estão imbuídos no mesmo objetivo e vão agir dentro de suas atribuições para o combate ao uso de entorpecentes. A participação de cada representante é de suma importância, e a Secretaria de Prevenção à Violência está presente para contribuir com esta construção”, afirmou o secretário.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias