Conselheiros tomam posse e vão fortalecer Política da Criança e do Adolescente
Representantes de instituições públicas e privadas assumem Cedca para Biênio 2019-2021
quarta, 20 de fevereiro de 2019 às 00h00
227
Texto de Victor Brasil
Fotos de Vitor Beltrão
Os membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) foram empossados para o Biênio 2019-2021, nesta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
A partir de agora, o conselho passa a ter função consultiva e deliberativa, o que vai possibilitar a ampla discussão dos temas e a busca por soluções para o fortalecimento das políticas da criança e do adolescente em Alagoas.
Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, que no ato representou o governador Renan Filho, a formação deste Conselho é de extrema importância para a garantia dos direitos e proteção das crianças e dos adolescentes.
“Cada conselho que é formado surge uma nova perspectiva e um novo momento para as políticas públicas. E não seria diferente com o Cedca, que volta a atuar para somar e contribuir muito para os trabalhos que já desenvolvemos”, enfatizou Esvalda Bittencourt.
De acordo com o titular da 44ª Promotoria de Justiça da Capital, Ubirajara Ramos, que acompanhou todo o processo de formação do Cedca, o conselho é um elemento de total importância. “É com muita satisfação que participo deste ato de posse dos conselheiros que são elementos indispensáveis desta política pública. A Seprev está de parabéns pela condução do processo de eleição”, disse.
O Cedca é formado por diversas instituições, tanto da iniciativa privada quanto da iniciativa pública. Representando a inciativa pública, o Conselho conta com as Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc), da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) e da Segurança Pública (SSP), além da Polícia Militar e da Defensoria Pública do Estado.
Já a iniciativa privada está sendo representada pela Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas, Serviço de Promoção e Bem Estar Comunitário (Soprobem), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Pastoral da Criança e Visão Mundial – Agência Alagoas.
“Participar deste conselho é mais um desafio em minha vida, sobretudo diante de todos os obstáculos que enfrentamos até chegar aqui. A partir de agora a palavra é unidade. Precisamos unir forças, seja das entidades públicas ou privadas, para trabalhar de forma unificada em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, destacou a conselheira Marluce Remígio, representante do Sinteal.
Após a posse dos conselheiros houve a primeira Assembleia do Cedca, onde foram eleitos os representantes da Defensoria Pública, Carlos Eduardo Monteiro, e da OAB/AL, Paulo Paraíso, como presidente e vice-presidente repespectivamente.