MÊS DAS MULHERES

Concurso de beleza promove a autoestima de adolescentes privadas de liberdade

O concurso Garota Florescer acontece desde de 2017 e busca despertar nas socioeducandas o desejo de transformação e superação dos erros do passado

Everton Dimoni

terça, 21 de março de 2023 às 14h05

368

Vitor Beltrão

Cinco adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF), em Maceió, participaram, nesta terça-feira (21), do concurso de beleza Garota Florescer 2023. 

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), buscou elevar a autoestima das participantes e despertar o desejo de transformação nas adolescentes que, por algum motivo, estão privadas de liberdade.

Monysy Sarmento, psicóloga da UIF, explica que o projeto é a culminância das comemorações alusivas ao Mês da Mulher. A programação incluiu atividades, palestras e dinâmicas voltadas para a valorização das mulheres e contemplou, além das adolescentes, toda equipe técnica da Unidade Feminina, formada majoritariamente por mulheres.

“O Projeto Florescer acontece desde 2017 e é a conclusão do nosso Mês da Mulher, com todas as atividades voltadas para esta temática. Com isso, nós buscamos resgatar a autoestima, a autovalorização e o amor próprio das nossas adolescentes, potencializando o que cada uma tem de melhor e contribuindo para que elas superem os erros do passado”, afirmou a psicóloga.

A socioeducanda J.M.C., de 16 anos, conquistou a atenção do júri e foi a ganhadora do concurso. Ao receber a faixa de Garota Florescer 2023, ela compartilhou com o público uma palavra comovente sobre coragem e perseverança.

“Eu pensei em desistir, fiquei com vergonha, mas a equipe me encorajou a seguir e participar. A mesma coisa acontece na nossa vida. Nós tropeçamos, erramos, mas precisamos seguir em frente, vivendo e aprendendo. Independentemente de qualquer coisa, nunca desista. Se cair, levante, mas continue seguindo em frente”, declarou a vencedora.

Para o superintendente de medidas socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, o concurso Garota Florescer enriquece a medida socioeducativa ao resgatar valores que muitas vezes se perdem em razão da vulnerabilidade social vivenciada pelas adolescentes ao longo da vida.

“Aqui são desenvolvidos projetos lindíssimos que vêm resgatar o que foi perdido e contribuem para que a socioeducação seja efetiva na vida das adolescentes. O concurso Garota Florescer vem promover a valorização das jovens, que muitas vezes não conhecem seu potencial, tudo isso em um momento muito especial, com a presença das famílias, visitantes e de toda equipe”, afirmou Otávio Rego.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias