Ciclo de palestras marcam o dia da Não Violência e da Paz nas escolas

Encontro reuniu 60 alunos de três escolas e deu o ponta pé inicial da campanha Direitos Humanos em Pauta

quinta, 09 de fevereiro de 2017 às 00h00

189

O Dia Mundial da Não Violência e da Paz foi comemorado, nesta segunda-feira (30), com um ciclo de palestras para adolescentes de três escolas do Barro Duro, que lotaram o auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Prevenção à Violência (Seprev) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).

Esse é o marco inicial do projeto Direitos Humanos em Pauta, uma das maiores campanhas sobre o assunto já realizada em Alagoas e que tem como objetivo o fortalecimento da cultura do Direitos Humanos no Estado e realizará diversas ações durante todo o ano de 2017.

.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, iniciar um projeto que vai disseminar a importância da garantia dos direitos humanos no Dia da Não Violência e da Paz tem um significado muito importante. “Esta é uma temática cada vez mais em alta. É importante que sejamos disseminadores da informação e que procuremos igualmente sensibilizar para valores a tolerância, a paz e o respeito pelos direitos humanos, considerados bastantes significativos no contexto atual”, disse.

Como forma de sensibilizar os estudantes presentes para o tema, a Seprev, por meio das suas superintendências da Criança e do Adolescente e de Políticas sobre Drogas, realizou palestras sobre Bullying e Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas.

.

Para o aluno do oitavo ano da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, Lucas Soares, aprender temas como este é de muito valor para o dia a dia da escola. “Achei muito importante, principalmente sobre o bullying, que é algo que acontece diariamente na escola e não nos tocamos dos riscos que isso pode trazer. Aprendemos que não podemos fazer isso e que devemos tratar a todos com respeito”, enfatizou.

Direitos Humanos em Pauta

A intenção da campanha Direitos Humanos em Pauta é fomentar a cultura do exercício dos direitos e deveres do cidadão. A campanha ainda tem a intenção de aproximar o Ministério Público e a sociedade na defesa dos Direitos Humanos e da cidadania em Alagoas. O projeto realizará várias atividades ao longo dos próximos 11 meses e ainda contará a com a parceria de outras instituições, como a Seprev e a Semudh.

.

“Nós queremos resgatar a cultura dos direitos humanos no estado de Alagoas. Por tanto, levar a sociedade alagoana a conhecer o que são estes direitos é o nosso principal objetivo. Então durante todo esse ano vamos estar atuando voltados para disseminar todas as informações possíveis para garantir estes direitos inerentes às pessoas humanas”, destacou a promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPE/AL, Marluce Falcão.

Para a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, este ano de 2017 será bastante especial no que se refere a garantia dos direitos da população. “Estamos iniciando o ano de forma positiva, buscando, junto ao Ministério Público, articular e fortalecer estas ações dentro de todos os seguimentos. Só vamos conseguir combater esta violência, que assombra principalmente os nossos jovens, com muita informação e conhecimento”, destacou a titular da Semudh.


Últimas Notícias