REDE ACOLHE
Centro de Acolhimento de Arapiraca registra 1.640 acolhimentos em 2021
Todos os anos, o Governo de Alagoas ajuda milhares de pessoas a construir uma vida nova longe das drogas
Everton Dimoni
terça, 22 de fevereiro de 2022 às 14h35
2406
Vencer a dependência química e construir uma vida com mais saúde e dignidade tem sido uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos alagoanos da região Agreste. A informação é da Rede Acolhe, programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
Em 2021, o Centro de Acolhimento de Arapiraca, que atende os 19 municípios do Agreste alagoano, registrou 1.640 acolhimentos de pessoas que aceitaram o tratamento voluntário ofertado pela Seprev. Deste total, 1.514 foram homens, 45 mulheres e 81 foram acolhimentos de adolescentes de ambos os sexos.
O coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, explica que, ao ingressar no tratamento, o acolhido é encaminhado para uma das 35 comunidades terapêuticas, que ofertam o total de 750 vagas para tratamento gratuito, na capital e no interior, onde cada caso é avaliado e cuidado individualmente.
“Na comunidade acolhedora, o dependente químico pode ficar até 6 meses realizando o tratamento, em seguida ele é encaminhado para o setor de reinserção social, onde vamos em busca de reinseri-lo no mercado de trabalho com a finalidade de prevenir as recaídas”, explicou Felipe Bispo.
A Comunidade Acolhedora Casa Dona Paula é uma das instituições credenciadas ao Governo do Estado que atua no município de Arapiraca, resgatando a cidadania e o autocontrole dos acolhidos para seu retorno pleno à sociedade. Para a psicóloga Mônika Maciel, coordenadora da instituição, este trabalho é mais do que um ofício, é uma missão de vida compartilhada por todos.
“Aqui nós prezamos muito pelo amor. Quem ama cuida, quem ama protege e educa. A Casa Dona Paula tem a missão de ajudar e acolher os dependentes químicos e orientá-los em seu processo de tratamento. É uma missão de transformar vidas e nos sentimos usados por Deus para ajudar tantas pessoas”, afirmou.
E esse cuidado é comprovado pelos acolhidos. O jovem Márcio Gomes iniciou o tratamento na Casa Dona Paula e fala com alegria sobre o apoio que recebe da instituição e da equipe multidisciplinar.
“Aqui eu tenho apoio na área da psicologia, tenho as assistentes sociais, os monitores e sou muito grato a essa casa que me acolheu de braços abertos. Aqui somos uma família, se você tiver boa vontade, companheirismo e colocar em prática os 12 passos do tratamento, você se fortalecerá muito. A luta contra a dependência química é constante, mas cada um fortalece o outro e assim a gente permanece firme e forte na presença de Deus”, afirmou Márcio.
Se você busca acolhimento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas ao Governo de Alagoas, o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, que ficam em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.