MARCO HISTÓRICO

Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca já atenderam mais de 84 mil pessoas em 2023

Os equipamentos têm se consolidado como referência em serviços voltados para a promoção de direitos em Alagoas

Everton Dimoni

terça, 03 de outubro de 2023 às 15h05

150

Vitor Beltrão

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Vitor Beltrão

As Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca têm se consolidado como referência em serviços voltados para a promoção de direitos e justiça em Alagoas. Coordenados pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), os equipamentos registraram o marco histórico de 84.586 atendimentos à população, de janeiro a setembro de 2023.

O superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Charles Tavares, explica que a Casa de Direitos de Maceió registrou 60.589 atendimentos de janeiro a setembro deste ano. Já em Arapiraca, os serviços da Casa de Direitos beneficiaram 23.997 pessoas com serviços essenciais, até o mês de setembro.

“Estes números são fruto das ações da Seprev para a efetivação de políticas públicas na área de justiça, promoção de direitos e para a redução da violência em nosso estado. Contamos com um amplo leque de serviços e atendimento humanizado e eficiente, assegurando ao cidadão alagoano direitos fundamentais e facilitado a vida da população”, afirmou Charles Tavares.

No local, são oferecidos serviços como emissão de mais de 20 documentos essenciais, como RG, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento, e Carteira de Trabalho Digital. Também estão disponíveis serviços jurídicos como mediação de conflitos, consulta processual, orientações jurídicas, atendimento do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual.

Em Maceió, a população conta ainda com o Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), responsável pela assistência a profissionais por meio do amparo multidisciplinar, e o Núcleo de Prevenção à Violência e Garantia de Direitos. A Casa de Direitos de Arapiraca conta com o Núcleo de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (NAMVV), que oferece atendimento jurídico, social e psicológico a mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos.

Para o titular da Seprev, Kelmann Vieira, a Casa de Direitos é um marco para o Estado de Alagoas, um projeto que se consolidou com estratégias para a garantia de direitos e redução da violência em Alagoas, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O Governo de Alagoas tem trabalhado cada vez mais para beneficiar a população que mais precisa. Em se tratando destes equipamentos, o governador Paulo Dantas investiu e reformou completamente a Casa de Direitos de Maceió, o que vem oportunizando o crescimento no número de atendimentos. É um trabalho consolidado, que demonstra os esforços da gestão estadual para a construção de uma sociedade mais pacífica e segura em Alagoas”, ressaltou o secretário.

Atendimento

Para quem busca atendimento, a Casa de Direitos de Maceió fica localizada no Mirante do Jacintinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em Arapiraca, a Casa de Direitos fica localizada na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, e funciona também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias