AGOSTO LILÁS

Casa de Direitos de Arapiraca promove ações de combate à violência contra a mulher

Equipamento da Seprev conta com um Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Everton Dimoni

terça, 15 de agosto de 2023 às 13h10

609

Texto de Everton Dimoni

Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha, criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, busca conscientizar a sociedade acerca da necessidade de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher.

Neste movimento de combate à violência de gênero, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em ação da Casa de Direitos de Arapiraca, está promovendo uma série de ações no município buscando dar visibilidade ao tema, além de amparar mulheres vítimas de violência, divulgar os serviços especializados de atendimento a este público e estimular denúncias contra esse tipo de violação de direitos.

“O Agosto Lilás é uma oportunidade de intensificarmos a luta contra esse tipo de violação de direitos, chamando a atenção da sociedade e sensibilizando mais pessoas sobre a temática. Por isso estamos promovendo ações de prevenção, orientando sobre os mecanismos de denúncias, como também divulgando os serviços da rede de apoio à vítima”, explica a coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Priscila Araújo.

Durante todo o mês, a Casa de Direitos de Arapiraca realizará palestras educativas sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, rodas de conversa, eventos motivacionais, debate sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho, dinâmicas, atividades lúdicas, cursos de beleza, oficinas de gastronomia, sorteio de brindes, entre outras atividades.

Priscila Araújo ressalta ainda que o Agosto Lilás é uma oportunidade para divulgar o Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (NAMVV), que funciona dentro da Casa de Direitos e tem a premissa de acolher, orientar e fortalecer essas mulheres, bem como fazer o acompanhamento da vítima no pós-violência.

“O NAMVV {Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência} é composto por uma equipe multiprofissional que realiza atendimento jurídico, social e psicológico, garantindo que a vítima tenha seus direitos assegurados, a fim de proteger sua integridade, articulando junto à rede de proteção para que todas as demandas apresentadas sejam sanadas”, explica a coordenadora. Ela acrescenta que o atendimento pode incluir visitas domiciliares, acompanhamento à delegacia especializada e psicoterapia continuada por seis meses.

O atendimento pode ser solicitado diretamente na Casa de Direitos de Arapiraca, localizada na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, ou pelo telefone (82) 98752-2261.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias