Campanha previne consumo de álcool por crianças e adolescentes

Ação, coordenada pela Seprev, foi lançada nesta sexta-feira (13) e vai expandir atividades para o interior de Alagoas

segunda, 23 de novembro de 2015 às 00h00

A população de Arapiraca foi contemplada, nesta sexta-feira (13), com o lançamento da Campanha de Controle de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O município do Agreste alagoano foi o primeiro a receber ações de prevenção ao consumo de álcool por jovens, após o lançamento do programa, em Maceió, no mês de setembro.

O evento, que foi realizado na praça Luiz Pereira, mais conhecida como praça da Prefeitura, contou com a presença do titular da Seprev, Jardel Aderico, do deputado federal, Givaldo Carimbão, da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, do subcomandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, capitão Rivaldo Farias, além de empresários e representantes da sociedade civil. A solenidade contou ainda com a participação da banda da PM e coral do batalhão mirim.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, 80% dos jovens alagoanos já consumiram algum tipo de bebida alcoólica. “Essa campanha vem exatamente para prevenir este consumo precoce, que muitas vezes é a porta de entrada para o consumo de outros tipos de drogas. Vamos olhar o outro de uma forma mais humanizada e mobilizar a sociedade para entender que não é saudável oferecer bebidas para nossos jovens”, enfatizou.

Adassa Micheline, estudante de 15 anos, assistiu a cerimônia de lançamento da campanha em Arapiraca com entusiasmo e garantiu que irá disseminar as informações com seus colegas de turma. "Esse tipo de ação é importante porque muitos jovens estão dentro desse mundo das bebidas e fundamental debatermos esse assunto", disse.

A expansão da campanha atende aos objetivos do Plano 2015, que integra o planejamento estratégico do Governo do Estado. “O governador Renan Filho nos determinou entregar diversas ferramentas e serviços que irão prevenir a violência em nosso estado. Arapiraca foi escolhida para receber essa campanha por ser a segunda maior cidade do estado, mas a meta é levar esta ação para todas as regiões de Alagoas”, garantiu o secretário Jardel Aderico.

Para a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, a campanha é extremamente importante para auxiliar no combate de drogas no município, o que vai proporcionar a retirada das crianças e dos adolescentes do ambiente do crime. “Temos uma grande satisfação em ser parceiros do Governo de Alagoas nesta ação que vai preservar o futuro das nossas crianças. Vamos trabalhar em conjunto para acabar com essa cultura de permitir que nossos filhos bebam”, disse.

A campanha tem como base a lei que proíbe a venda, a oferta, o fornecimento e a permissão de ingestão de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. O estabelecimento ou o responsável que permitir o consumo de álcool poderá responder pelo crime e até pegar de dois a quatro anos de cadeia.

De acordo com o deputado federal por Alagoas, Givaldo Carimbão, o momento é de conscientização e informação para que toda a sociedade tome ciência das novas especificações da lei, porém, a legislação deve ser seguida rigorosamente. “O melhor é a prevenção, mas em fevereiro a campanha permanente irá começar de fato para prender quem desobedecer a lei. Vamos manter fiscalizações constantes para garantir que as crianças alagoanas não entrem no universo do álcool e outras drogas”, salientou.