Anjos da Paz realizam ações na Barra de São Miguel

Atividade tem como objetivo levar informações sobre a importância do acolhimento no tratamento de dependentes químicos

quinta, 19 de novembro de 2015 às 00h00

126

Para ampliar o atendimento à população do litoral sul de Alagoas, o programa Anjos da Paz realizou, nesta quarta-feira (11), ações de conscientização nos bairros da Barra de São Miguel. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), visa levar informações sobre a importância do acolhimento para o tratamento da dependência química.

O objetivo dos Anjos da Paz é acolher os usuários de álcool e outras drogas que buscam ajuda, realizando encaminhamentos para as comunidades acolhedoras. “As famílias nos procuram e vamos às casas para uma análise do paciente. Depois disso, fazemos uma triagem e, se ele tiver perfil, é dirigido para a comunidade”, explica a superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, Esvalda Bittencourt.

Todo o processo, porém, deve contar com a concessão do dependente. As visitas são realizadas por equipes com um psicólogo e um assistente social, que traçam um perfil do usuário.

A equipe trabalha de forma ativa, indo nas residências dos bairros do município a fim de levar o máximo de informações sobre o programa. “Além das visitas, também estamos realizando atendimentos e orientações quanto ao uso de drogas e, por isso, divulgamos bastante para as que pessoas saibam que estamos aqui”, informou a psicóloga, Áurea Helena, integrante dos Anjos da Paz.

O programa segue oferecendo orientações, apoio e informações, em outros municípios de forma diária. Além disso, as equipes atendem solicitações de visita para posterior encaminhamento a comunidades que fazem parte da Rede Acolhe.

Em Maceió, as famílias de dependentes químicos podem solicitar uma visita para orientação pelo telefone 0800-280-9390 ou diretamente no Centro de Acolhimento, que centraliza as ações da Rede Acolhe, localizada na Avenida Tomás Espíndola, 263, no bairro Farol.


Últimas Notícias