AÇÃO INTEGRADA

Alunos da rede estadual participam de palestras sobre prevenção à violência

As equipes da Seprev estiveram na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no Benedito Bentes

Everton Dimoni

terça, 23 de abril de 2024 às 14h50

46

Texto de Everton Dimoni

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta terça-feira (23), uma série de palestras sobre prevenção à violência e combate ao uso de drogas para 187 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no bairro do Benedito Bentes. A ação integrada contou com a participação das equipes da Rede Acolhe, do Ronda no Bairro e da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).

O psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto, explica que o Governo de Alagoas tem investido no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a prevenção de atos violentos no ambiente escolar, bem como para a formação cidadã desses adolescentes e jovens.

“O público adolescente muitas vezes é vítima de ansiedade, depressão, de medos naturais da idade e outros problemas relacionados a mudança de comportamento. Nas palestras, nós abordamos pontos fundamentais como os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas, a importância de cultivar um bom comportamento na escola, em casa e na sociedade, entre outros pontos relevantes para essa faixa etária”, afirmou o psicólogo.

Junior Amaranto ressalta ainda que a visita também abre espaço para que os adolescentes tenham suas demandas acolhidas e permite que possíveis conflitos pessoais sejam resolvidos de maneira preventiva.

“É um meio de aproximarmos a atenção do Estado da nossa juventude. Estamos cuidando e ensinando agora para colhermos adultos saudáveis e íntegros no futuro”, complementou o especialista.

O evento desta terça-feira abre o primeiro ciclo de exposições da Seprev voltadas para a rede estadual de ensino. Para o diretor da Escola Deputado Rubens Canuto, Jandir Gomes, a visita da Seprev foi importante para fomentar entre os alunos cultura de paz no ambiente escolar.

“As palestras motivaram os nossos estudantes a perceber a real importância de prevenir a violência no nosso ambiente comum, além de promover a conscientização quanto aos perigos das drogas para este público, que é o mais vulnerável a esse tipo de influência. Contribuiu grandemente para a criação de um ambiente escolar mais seguro”, comentou o diretor.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias