Alagoas terá a primeira Unidade da Indústria do Conhecimento para socioeducandos do país
Equipamento será construído no Complexo de Unidades, localizado no bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió
quinta, 06 de fevereiro de 2020 às 00h00
234
O governador em exercício de Alagoas, Luciano Barbosa, a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, assinaram, nesta quinta-feira (6), um acordo de cooperação técnica para implantação de uma Unidade da Indústria do Conhecimento no Complexo Socioeducativo.
A construção do equipamento literário vai proporcionar aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas a imersão em um ambiente de estímulo à leitura e o consequente acesso à informação e ao conhecimento.
“O Estado de Alagoas vem fazendo um trabalho brilhante quanto às medidas socioeducativas e esta ação, fruto de uma brilhante parceria com o setor privado, é fundamental para coroar este processo de educação destes jovens. É um grande passo para a inclusão social e produtiva, que vai gerar novas esperanças para eles”, enfatizou o governador em exercício, Luciano Barbosa.
A Unidade da Indústria do Conhecimento, projeto do Serviço Social das Indústrias – SESI, é um espaço multimídia que dispõe de materiais educativos, laboratório de informática com computadores conectados à internet, espaço para leitura, pesquisa e estudo, e tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso à informação e ao conhecimento.
De acordo com o presidente da FIEA, José Carlos Lyra, em Alagoas, existem 45 Unidades da Indústria do Conhecimento, porém, a implantação dentro de um Complexo Socioeducativo é uma inovação, não só no estado, mas em todo o país.
“Em até 90 dias estaremos com esta Unidade pronta para ser usadas por esses adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Isso é fundamental como uma medida de prevenção à violência e como forma de dar oportunidades de educação e emprego para eles”, garantiu José Carlos Lyra.
A titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, destacou a importância da parceria com o Sesi para a expansão dos serviços ofertados aos socioeducandos. “Nós temos o terreno dentro do complexo e o Sesi vai ser responsável por todo o projeto e construção do equipamento para que os adolescentes possam também ter acesso a esse tipo de ambiente de aprendizagem. É extremamente relevante essa aliança não só para os atendidos como para a sociedade”, explica.
Participaram ainda do ato de assinatura do Acordo de Cooperação o procurador-Geral de Justiça de Alagoas em exercício, Márcio Roberto de Albuquerque, a promotora de Justiça, Marília Cerqueira, ambos representando o Ministério Público do Estado (MPE), e a superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos.