Alagoas recebe oficina de monitoramento do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente
Evento foi realizado durante essa sexta-feira, em um hotel na Ponta Verde, em Maceió
segunda, 15 de julho de 2019 às 00h00
231
Texto de Géssika Costa
Fotos de Dyego Duarte
A secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, participou nessa sexta-feira (12) da Oficina Estadual de Monitoramento do Plano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, promovida pelo Organizado pelos Conselhos Estaduais da Criança e do Adolescente de Alagoas (CEDCA-AL) e do Rio de Janeiro (CEDCA-RJ).
A oficina, que ocorreu no auditório de um hotel na Ponta Verde, em Maceió, integra o projeto Planos Estaduais de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - desenvolvido em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente e a Rede ECPAT Brasil.
Durante o evento, a titular da Seprev apresentou as atividades coordenadas e executadas pela Secretaria – por meio da Superintendência da Criança e do Adolescente – para garantir e promover os direitos desse grupo em Alagoas.
“É um orgulho dizer que a nossa pasta tem uma Superintendência que monitora, planeja e realiza ações para que os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam preservados. Para isso, capacitamos conselheiros tutelares, estamos presentes nas escolas com palestras educativas sobre prevenção à violência e trabalhamos – como orienta o governador Renan Filho - ao lado de outros órgãos que compõem a gestão, como as Secretarias do Esporte, Lazer e Juventude, da Saúde e da Educação”, ressaltou.
Bittencourt também apresentou aos presentes o Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, que funciona na Casa de Direitos, no Jacintinho, inaugurado durante a Semana de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Temos o Nacavv, onde as crianças e adolescentes vítimas de violência são atendidos, por um período de até seis meses por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados”, explicou.
Maria América Ungaretti, presidente do Cedeca RJ, destacou que a oficina tem um papel fundamental para a construção de indicadores qualitativos e quantitativos de monitoramento para a implantação dos planos estaduais.
“Já passamos em 19 estados brasileiros e a proposta é proporcionar o debate, revisar o que vem sendo feito, identificando alguma lacuna e assim discutir as próximas etapas para melhorar a política, seja a curto ou longo prazos”, contou.
Participaram da oficina, a secretária adjunta de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Olívia Tenório, a superintendente da Criança e do Adolescente, Samylla Gouveia, a supervisora da SCA, Lissa Sarmento, a coordenadora da Infância e Juventude de Alagoas, juíza Fátima Pirauá, a presidente da Comissão de Defesa da Criança, Nelma Nunes, a deputada estadual Jó Pereira, além de representantes do Cedeca-RJ e da Defensoria Pública de Alagoas.