HIGIENE PESSOAL

Alagoas realiza entrega gratuita de absorventes para socioeducandas desde 2015

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas são beneficiadas com item a cada 15 dias, quando recebem kit de higiene pessoal

segunda, 18 de outubro de 2021 às 08h35

121

Texto de Victor Brasil

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), realiza, desde o início da atual gestão, em 2015, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos femininos para todas as adolescentes da Unidade de Internação Feminina (UIF).

A prática passou a ser instituída pela Lei Estadual Nº 8.478, de 26 de julho de 2021, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte. A referida Lei trata, além de outras coisas, do fornecimento gratuito de absorventes para as adolescentes em regime de semiliberdade ou internação em estabelecimentos educacionais de gestão Estadual, pela prática de atos infracionais.

“Apesar desta lei ter sido sancionada pelo governador Renan Filho no último mês de julho, nós já fornecemos duas unidades de absorventes higiênicos para todas as adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas desde 2015. Anterior a isso, a entrega era feita por meio de doações de parceiros”, explicou a supervisora da UIF, Samara Veluma.

A entrega dos absorventes higiênicos femininos é realizada a cada 15 dias e é realizada juntamente com a entrega dos demais itens do Kit de Higiene Pessoal, tais como: sabonete, pasta de dentes, escova de dentes, etc.

“Nós entregamos duas unidades, além da quantidade mínima, por conta dos distúrbios hormonais das adolescentes. Isso traz muita dignidade para as nossas meninas”, enfatizou Samara.

Atualmente, Alagoas conta em sua Unidade de Internação Feminina (UIF) com três adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, além de um bebê de dois meses, filho de uma das internas.


Últimas Notícias