Agentes são capacitados para melhorar ambiente socioeducativo

segunda, 28 de março de 2016 às 00h00

334

Agentes da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) participaram, na tarde desta quarta-feira (23), da capacitação Ser Agente, um programa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) que está implantando uma nova metodologia baseada na humanização das relações entre os profissionais do ambiente socioeducativo e os menores que estão em conflito com lei.

A ação faz parte do Plano 2016 do Governo do Estado, por meio da Seprev, que pretende adotar uma perspectiva integrada acerca do tratamento psicopedagógico dos menores que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas.

De acordo com a superintendente da Sumese, Denise Paranhos, o intuito é trabalhar essa nova formatação relacional por meio do conceito do perdão e da responsabilidade.

“Estamos convocando os agentes para repensar sobre o ambiente socioeducativo em Alagoas. Eles trabalham diretamente com os menores e precisam deste momento para refletir sobre sua importância dentro do sistema. Precisamos quebrar barreiras, trabalhar de forma integrada e tirar a ideia de que o agente socioeducativo é inimigo do menor”, explica ela.

Para o agente socioeducativo, Último de Ferreira Campos, esta é uma oportunidade de rever conceitos e melhorar o trabalho dentro das unidades de internação.

 “Como agente e pai de família, trato sempre com muito respeito e educação os menores que passam pelas unidades. Temos um desafio muito grande, pois muitos adolescentes chegam ariscos e desrespeitosos, mas aos poucos vamos transformando esse quadro. Antigamente, o sistema era arcaico e brutal. Hoje, aprimoramos as relações e nosso conhecimento”, enfatizou o agente.

Participaram da palestra, representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública do Estado, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal de Alagoas.


Últimas Notícias