Adolescentes são escolhidos para representar comunidade juvenil das grotas de Maceió

Ao todo, 30 jovens das grotas do Canaã, Rafael e Macaxeira vão participar de atividades direcionadas à formação cidadã, educação social e ciências políticas

quinta, 17 de outubro de 2019 às 00h00

611

Trinta adolescentes das grotas do Canaã, do Rafael e da Macaxeira foram escolhidos para representar o interesse de todos os adolescentes das suas comunidades, bem como para defender e promover seus direitos cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.

Eles iniciaram, nesta quarta-feira (16), as atividades do Democracia em Foco, novo projeto da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) que visa introduzir adolescentes em atividades direcionadas à formação cidadã, educação social e ciências políticas.

“O projeto visa destacar a importância da atuação da política de prevenção na redução dos índices de violência por meio da sensibilização para a utilização da educação, dos direitos e deveres na sociedade como mecanismos para uma formação cidadã efetiva”, explicou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, durante lançamento do projeto, na Grota do Canaã.

Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, o projeto irá funcionar por meio da realização de oficinas que irão abordar temas como educação, profissionalização, protagonismo juvenil e formação cidadã e democrática. “Isso tudo visa abrir novos caminhos para os adolescentes, evitando assim que eles se aproximem de ambientes e situações de vulnerabilidade e violência”, disse.

A ação irá levantar ainda as deficiências das comunidades, dando aos adolescentes o lugar de fala e a possibilidade de serem a ponte entre a população e a iniciativa pública, por meio da Seprev.

“Este tipo de ação é muito bom para conscientizar os adolescentes com relação a trabalho, a como se portar perante a sociedade. Tenho a certeza que esse projeto vem somente para agregar à escola e aos alunos, que muitas vezes são deixados de lado”, enfatizou Gigi Oliveira, diretora da Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, onde estudam os dez adolescentes selecionados na Grota do Canaã.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias