Adolescentes são escolhidos para representar comunidade juvenil das grotas de Maceió
Ao todo, 30 jovens das grotas do Canaã, Rafael e Macaxeira vão participar de atividades direcionadas à formação cidadã, educação social e ciências políticas
quinta, 17 de outubro de 2019 às 00h00
611
Trinta adolescentes das grotas do Canaã, do Rafael e da Macaxeira foram escolhidos para representar o interesse de todos os adolescentes das suas comunidades, bem como para defender e promover seus direitos cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
Eles iniciaram, nesta quarta-feira (16), as atividades do Democracia em Foco, novo projeto da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) que visa introduzir adolescentes em atividades direcionadas à formação cidadã, educação social e ciências políticas.
“O projeto visa destacar a importância da atuação da política de prevenção na redução dos índices de violência por meio da sensibilização para a utilização da educação, dos direitos e deveres na sociedade como mecanismos para uma formação cidadã efetiva”, explicou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, durante lançamento do projeto, na Grota do Canaã.
Segundo a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, o projeto irá funcionar por meio da realização de oficinas que irão abordar temas como educação, profissionalização, protagonismo juvenil e formação cidadã e democrática. “Isso tudo visa abrir novos caminhos para os adolescentes, evitando assim que eles se aproximem de ambientes e situações de vulnerabilidade e violência”, disse.
A ação irá levantar ainda as deficiências das comunidades, dando aos adolescentes o lugar de fala e a possibilidade de serem a ponte entre a população e a iniciativa pública, por meio da Seprev.
“Este tipo de ação é muito bom para conscientizar os adolescentes com relação a trabalho, a como se portar perante a sociedade. Tenho a certeza que esse projeto vem somente para agregar à escola e aos alunos, que muitas vezes são deixados de lado”, enfatizou Gigi Oliveira, diretora da Escola Estadual Josefa Conceição da Costa, onde estudam os dez adolescentes selecionados na Grota do Canaã.