SOCIOEDUCAÇÃO

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa participam de comemoração ao Natal

Aproximar o adolescente da família é fundamental para o êxito da medida socioeducativa

Everton Dimoni

quinta, 21 de dezembro de 2023 às 16h25

727

Texto de Everton Dimoni

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação do Estado participaram, durante todo o mês de dezembro, de um projeto pedagógico de valorização das tradições natalinas. O ponto alto aconteceu nesta quinta-feira (21), com a participação dos socioeducandos e seus familiares.

Em Alagoas, as medidas de proteção socioeducativas são coordenadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), e contemplam cerca de 160 adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, o projeto natalino buscou fortalecer os vínculos familiares, uma vez que muitos dos adolescentes chegam à medida socioeducativa com as relações familiares fragilizadas, o que é intensificado após o ato infracional. Projetos como este oferecem a chance de uma reaproximação.

“Aproximar o adolescente da família é fundamental para o êxito da medida socioeducativa e para uma reinserção social exitosa. A culminância de hoje teve a presença das mães, dos irmãos, bem como das esposas e filhos daqueles que já estão casados. Nós buscamos resgatar a tradição do natal e compor a temática justamente para estimular a aproximação familiar”, explica a gerente.

A programação incluiu atividades como exibição de filmes natalinos, palestras sobre o tema, leitura de textos alusivos ao natal, pinturas e até uma apresentação teatral com o tema “O verdadeiro significado do natal”. Para o evento, a decoração, os painéis e as lembranças foram produzidos pelos próprios adolescentes dentro das unidades de internação.

“Tudo aqui foi feito pelos socioeducandos, que colocaram a criatividade em prática para criar pinturas, artigos natalinos, presentes para os familiares, entre outras coisas. A equipe esteve envolvida na assistência durante todo o processo e estamos muito felizes em ver o sucesso deste trabalho”, afirmou Cássia Moreno.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, ressalta que a medida socioeducativa em Alagoas tem inovado em sua didática e obtido êxito na reintegração social deste público. Ele acrescenta que os projetos pedagógicos complementam as atividades realizadas em sala de aula e contribuem para a transformação dos jovens e adolescentes em conflito com a lei.

“É um momento diferenciado para os nossos adolescentes, pois, além da apresentação dos conteúdos educacionais, a cultura e a tradição natalina são trabalhadas de forma prática. A participação das famílias ajuda no resgate das relações sociais e afetivas e isso terá um resultado muito importante lá na frente, ao final da medida”, destacou o superintendente.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias