Adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas são aprovados no Enem PPL 2020
O exame reforça os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garantem o direito à educação e ao pleno desenvolvimento desses adolescentes
sexta, 16 de abril de 2021 às 10h45
508
Buscando reintegrar socialmente os adolescentes através do estudo, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativa (Sumese), oportunizou a participação de 15 socioeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio em sua modalidade voltada para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2020) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
Deste total, quatro adolescentes alcançaram pontuação suficiente para classificá-los em programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Alguns participantes fizeram o exame apenas por experiência e, mesmo assim, obtiveram pontuação satisfatória.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, a aplicação das provas reforça os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garantem o direito à educação e ao pleno desenvolvimento desses adolescentes.
“O Enem mostra ao socioeducando que ele tem pertencimento ao ambiente educacional e que pode ter acesso a essa ferramenta. Sem dúvida, isso traz um impacto significativo na vida social desses meninos e meninas, mostrando quais são os melhores caminhos e despertando suas virtudes”, afirmou.
A superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, ressalta que a educação e a qualificação profissional oferecem aos adolescentes e jovens adultos as competências necessárias para dar continuidade à vida longe do crime e que a possibilidade de ingresso na universidade amplia o leque de oportunidades para o futuro.
“Como acontece com a profissionalização, o estudo contribui grandemente no processo de reinserção social do adolescente, permitindo que ele enriqueça o seu currículo e tornando-o apto a ingressar no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Governo de Alagoas tem trabalhado com prioridade para que 100% dos socioeducandos tenham acesso a exames como o Enem”, disse a superintendente.
Enem PPL
O formato, duração e nível de dificuldade do Enem PPL são os mesmos do Enem regular. No primeiro dia os adolescentes realizaram exames nas áreas de conhecimento de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, as provas abordaram as ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.