NESTA QUARTA-FEIRA (29)

Adolescentes do Sistema Socioeducativo celebram mês das mães em família

Iniciativa evidenciou a importância dos laços familiares no processo de ressocialização

Everton Dimoni

quarta, 29 de maio de 2024 às 16h00

62

Everton Dimoni

Texto de Everton Dimoni

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME A/B) participaram, nesta quarta-feira (29), de uma programação especial em comemoração ao mês das mães. O cronograma contemplou todas as unidades do Complexo Socioeducativo de Alagoas, evidenciando a importância do vínculo afetivo no processo de ressocialização.

A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). A iniciativa busca fortalecer os laços familiares e proporcionar momentos de integração. Socioeducandos que são casados também receberam visita das esposas e dos filhos.

“Um momento como este promove a renovação dos laços, o que é de suma importância, pois a base familiar complementa as ações realizadas aqui na socioeducação. Nós trabalhamos com a família, criamos um laço de confiança e cooperação para que o adolescente consiga superar os erros do passado e volte a conviver na sociedade de forma plena”, explica a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno.

Os adolescentes participaram ativamente da produção do evento, ajudando na decoração do espaço, na confecção das lembranças, preparando apresentações musicais e até uma peça teatral, que valorizou o papel da mãe na formação dos filhos e na proteção da família.

O socioeducando L., de 16 anos, homenageou a mãe com uma canção autoral, por meio da qual externou sua admiração pela genitora e o seu desejo de mudança. “Ela é a minha rainha, a pessoa mais importante da minha vida. Daqui pra frente, desejo pra ela só o melhor”, afirmou o adolescente. Emocionada, Dona Sandra comentou a transformação do filho: “Estou muito feliz em ver a mudança na atitude dele. Este lugar transformou a vida do meu filho pra melhor”, disse a homenageada.

Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rêgo, o evento desta quarta-feira demonstra a profunda mudança nas metodologias utilizadas pela socioeducação em Alagoas para a reinserção social de adolescentes e jovens em conflito com a lei. 

“O Sistema Socioeducativo é mais do que um lugar para incluir os jovens que conflitaram com a lei, é um espaço de educação, de transformação, e precisa da presença da família. Nosso trabalho, hoje, contempla essa aproximação familiar, pois, quando há essa união, tudo fica mais fácil e os resultados são sempre positivos”, ressaltou o superintendente.

Imagens do Álbum


Últimas Notícias