Adolescentes de Unidade de Internação participam de Jogos Internos

Iniciativa visa incentivar a integração e o desenvolvimento dos socioeducandos

segunda, 03 de fevereiro de 2020 às 00h00

396

No âmbito da educação, a prática esportiva representa um instrumento pedagógico indispensável, que contribui tanto quanto outras áreas do conhecimento para a formação social e intelectual do estudante. No Sistema Socioeducativo de Alagoas, todas as Unidades de Internação apresentam a disciplina Educação Física em suas grades curriculares e promovem eventos que incluem esse tipo de atividade para estimular a integração e o desenvolvimento dos adolescentes.

Foi o que aconteceu com a I Edição dos Jogos Internos 2020 promovida pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A competição contemplou os adolescentes da Unidade de Internação Masculina 2 (UIM 2) e incluiu diferentes modalidades, como futebol, queimado e circuito funcional.

Uma equipe formada por professores de Educação Física programou as rodadas e acompanhou as disputas. O educador Gilberto Francisco dos Santos falou sobre a importância das atividades para a saúde física e mental dos socioeducandos.

“Nós incentivamos esse dinamismo e buscamos ao máximo incluir a prática esportiva nas atividades pedagógicas para que haja movimentação, seja em uma corrida, no futebol ou em um circuito funcional. Assim, promovemos a saúde e o bem-estar desses garotos, que é fundamental para uma recuperação plena”, afirmou o professor.

O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos, explica que os jogos exercitam as aptidões individuais e coletivas, além de ajudar os socioeducandos durante a privação de liberdade.

“A competição integra os adolescentes através de um sistema de equipes e trabalha as habilidades cognitivas e o emocional de cada participante. É também um momento de descontração, onde eles aliviam um pouco o estresse e a tensão de estarem privados de liberdade”.

Ainda segundo Thiago, o projeto iniciado na UIM 2 será estendido a todas as Unidades de Internação e as melhores equipes competirão em um grande torneio socioeducativo.

“Vamos trabalhar a integração entre todas unidades, que é um desafio nosso. Queremos os adolescentes se respeitando e convivendo em harmonia, pois cultivando o comportamento amigável e as boas práticas sociais todo mundo sai ganhando, principalmente a sociedade”, afirmou o supervisor.


Últimas Notícias