Adolescentes criam novas perspectivas de futuro em Unidades de Internação

Jovens se mostraram dispostos a construir uma nova vida, durante encontro com o governador Renan Filho, nesta terça-feira

terça, 06 de agosto de 2019 às 00h00

340

Texto de Victor Brasil

Fotos de Vitor Beltrão

A construção de um projeto de vida por adolescentes pode ser um fator muito importante no cumprimento da medida socioeducativa. É neste momento em que eles projetam o futuro e dão uma nova chance para recomeçar longe do passado que, por algum motivo, foi acarretado por um ato infracional.

Foi exatamente para tratar desta nova perspectiva de futuro que o governador de Alagoas, Renan Filho, participou de um encontro com socioeducandos, na manhã desta terça-feira (6), no Complexo de Unidades de Internação, em Maceió. “É neste momento, em que cumprem a medida socioeducativa, que vocês precisam encontrar o que vocês gostam, porque assim vocês já vão estar no caminho certo para a melhoria das suas vidas”, enfatizou o governador Renan Filho.

O adolescente S.N.S, de 17 anos, é um dos muitos exemplos de socioeducandos que estão aproveitando o momento de internação para recomeçar e construir um novo futuro. Na unidade de internação, ele já aprendeu a ler, escrever e agora está contando sua história a partir da produção de um livro. “Eu procuro passar para o papel a minha realidade, dizer como é a vida de um adolescente privado de liberdade e como as emoções podem ser trabalhadas e superadas. Quero mostrar como minhas experiências serviram de aprendizado e dizer que aquele que batalha por mudança conquista o seu objetivo”, comentou o jovem, que sonha em um dia ser doutor em Psicologia.

Um novo olhar

Para contribuir com esta nova perspectiva de vida, os adolescentes participam de atividades pedagógicas como aulas de português, matemática, espanhol, educação física e artes. Eles participam também de diversos eventos externos como visitas a museus, parques, e aprendem diversas profissões para que possam ser inseridos no mercado de trabalho ao final da medida.

“Queremos que a passagem pelas Unidades de Internação sejam um marco zero na vida destes adolescentes e que eles possam construir um novo futuro. Como dizia Pitágoras, nós devemos cuidar das nossas crianças para não precisar punir os adultos”, disse a secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt.

Este novo olhar dado pelo Governo de Alagoas, por meio da Seprev, vem gerando bons frutos nas vidas dos 318 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O jovem M.G, de 19 anos, teve uma passagem pelo Sistema Socioeducativo, em 2017, e nesta terça-feira (6), voltou ao Complexo de Unidades de Internação para dar seu depoimento de superação e motivar os demais adolescentes, que ainda se encontram cumprindo a medida.

“Sempre bom poder dar uma palavra de motivação para os outros adolescentes e dizer que eu tive uma nova oportunidade. Aqui eu fui tratado com muita atenção e carinho e, graças a este trabalho, eu sigo a minha vida firme e forte”, declarou M.G, que hoje cursa o quinto período de Direito e trabalha como concursado no interior do estado.

Álbum de Imagens


Últimas Notícias